CORINGA ESTEVE AQUI! Poéticas da desfiguração no cinema e arte contemporânea

Authors

  • Luiz Carlos Olivera Jr. Universidade de São Paulo (USP).

Keywords:

Cinema, Pintura, Desfiguração

Abstract

O artigo parte da análise de uma cena do filme Batman (1989), de Tim Burton, para definir uma dimensão possível da imagem no século XX, pregnante tanto no cinema quanto nas artes plásticas dos anos 1960 em diante. O fenômeno diz respeito a uma potência figural, a um excesso de energia plástica que leva a imagem à desfiguração, entendida aqui não só em seu sentido negativo, de violência destrutiva, mas, sobretudo, num sentido de força criativa positiva, que desestabiliza as normas de figuração convencionais para liberar significados, efeitos e potências de plasticidade recalcados na imagem, e somente visíveis mediante operações de deformação e esgarçamento da figura.

Author Biography

Luiz Carlos Olivera Jr., Universidade de São Paulo (USP).

Luiz Carlos Oliveira Jr. é crítico e pesquisador de cinema. Autor do livro A mise en scène no cinema: Do clássico ao cinema de fluxo (Papirus, 2013). Doutor em Meios Processos Audiovisuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP

References

ADES, Dawn. “Web of Images”. In: Francis Bacon. Londres: The Tate Gallery, 1985.

AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Ática, 1997.

AUMONT, Jacques. Du visage au cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1992.

CHASTEL, André. Le geste dans l’art. Paris: Liana Levi, 2001.

COSTA, Jurandir Freire. “Notas sobre a cultura somática”. In: ____. O vestígio e a aura. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.

COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. Histoire du visage. Exprimer et taire ses émotions (XVIe – début XIXe siècle). Paris: Payot & Rivages, 2007.

DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: logique de la sensation. Paris: Éditions de la Différence, 1984.

DUBOIS, Philippe. “Plasticidade e cinema: a questão do figural”. In: HUCHET, Stéphane (org.). Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: Edusp, 2012, pp. 97-118.

FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

GRANGE, Marie-Françoise. L’autoportrait en cinéma. Rennes: PUR, 2008.

GROSSMAN, Evelyne. La défiguration. Artaud, Beckett, Michaux. Paris: Minuit, 2004.

LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. “A figura humana”. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A Pintura. Vol. 6: A figura humana. São Paulo: 34, 2004.

LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.

MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia. As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.

SCHEFER, Jean Louis. Du monde et du mouvement des images. Paris: Éditions Cahiers du Cinéma, 1997.

VANCHERI, Luc. Les pensées figurales de l’image. Paris: Armand Colin, 2011.

Published

2017-12-22

How to Cite

Jr., L. C. O. (2017). CORINGA ESTEVE AQUI! Poéticas da desfiguração no cinema e arte contemporânea. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(2), 4–26. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/30958

Issue

Section

Dossiê Compós