CORINGA ESTEVE AQUI! Poéticas da desfiguração no cinema e arte contemporânea
Palabras clave:
Cinema, Pintura, DesfiguraçãoResumen
O artigo parte da análise de uma cena do filme Batman (1989), de Tim Burton, para definir uma dimensão possível da imagem no século XX, pregnante tanto no cinema quanto nas artes plásticas dos anos 1960 em diante. O fenômeno diz respeito a uma potência figural, a um excesso de energia plástica que leva a imagem à desfiguração, entendida aqui não só em seu sentido negativo, de violência destrutiva, mas, sobretudo, num sentido de força criativa positiva, que desestabiliza as normas de figuração convencionais para liberar significados, efeitos e potências de plasticidade recalcados na imagem, e somente visíveis mediante operações de deformação e esgarçamento da figura.
Citas
ADES, Dawn. “Web of Images”. In: Francis Bacon. Londres: The Tate Gallery, 1985.
AUERBACH, Erich. Figura. São Paulo: Ática, 1997.
AUMONT, Jacques. Du visage au cinéma. Paris: Cahiers du Cinéma, 1992.
CHASTEL, André. Le geste dans l’art. Paris: Liana Levi, 2001.
COSTA, Jurandir Freire. “Notas sobre a cultura somática”. In: ____. O vestígio e a aura. Rio de Janeiro: Garamond, 2005.
COURTINE, Jean-Jacques; HAROCHE, Claudine. Histoire du visage. Exprimer et taire ses émotions (XVIe – début XIXe siècle). Paris: Payot & Rivages, 2007.
DELEUZE, Gilles. Francis Bacon: logique de la sensation. Paris: Éditions de la Différence, 1984.
DUBOIS, Philippe. “Plasticidade e cinema: a questão do figural”. In: HUCHET, Stéphane (org.). Fragmentos de uma Teoria da Arte. São Paulo: Edusp, 2012, pp. 97-118.
FOSTER, Hal. O retorno do real. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
GRANGE, Marie-Françoise. L’autoportrait en cinéma. Rennes: PUR, 2008.
GROSSMAN, Evelyne. La défiguration. Artaud, Beckett, Michaux. Paris: Minuit, 2004.
LANEYRIE-DAGEN, Nadeije. “A figura humana”. In: LICHTENSTEIN, Jacqueline (org.). A Pintura. Vol. 6: A figura humana. São Paulo: 34, 2004.
LYOTARD, Jean-François. Discours, figure. Paris: Klincksieck, 1971.
MONDZAIN, Marie-José. Imagem, ícone, economia. As fontes bizantinas do imaginário contemporâneo. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013.
SCHEFER, Jean Louis. Du monde et du mouvement des images. Paris: Éditions Cahiers du Cinéma, 1997.
VANCHERI, Luc. Les pensées figurales de l’image. Paris: Armand Colin, 2011.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.