DA POTÊNCIA DE UM CORPO EM CENA

Authors

  • Leonardo Munk Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

Keywords:

Pasolini, corpo, cinema

Abstract

Em um contexto de desesperança que marcaria cada vez mais suas obras, Pasolini, ao se reportar às alegrias de um corpo sexualizado, confirma sua crença na potência do corpo como o principal baluarte da vida frente à irrealidade da subcultura da sociedade de consumo.

Author Biography

Leonardo Munk, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio)

É Doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com doutorado sanduíche na Freie Universität Berlin (Universidade Livre de Berlim). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde atua no Departamento de Teoria do Teatro e na Escola de Letras. Dedica-se aos estudos de teoria do teatro e literatura comparada, com ênfase em cultura de língua alemã. É autor do livro “A Viena de Arthur Schnitzler: variações sobre a lei e o desejo, a razão e a desrazão” (Editora E-papers, Rio de Janeiro, 2008), artigos publicados em antologias, revistas acadêmicas e jornais de notícias. É membro do grupo de pesquisa Formas e Efeitos, Fronteiras e Passagens na Linguagem Teatral

References

COCCO, Giuseppe. (2014) Korpobraz: por uma política dos corpos. Rio de Janeiro: Mauad X.

ENZENSBERGER, Hans Magnus. (1995) Mediocridade e loucura e outros ensaios. Trad. Rodolfo Krestan. Rio de Janeiro: Editora Ática.

HARDT, Michael. (2002) Exposure: Pasolini in the flesh. In: MASSUMI, Brian. A Shock to Thought: Expression after Deleuze and Guattari. Londres e Nova Iorque: Routledge.

LAHUD, Michel. (1993) A vida clara: linguagens e realidade segundo Pasolini. São Paulo: Companhia das Letras.

MARCUS, Millicent. (1993) Filmmaking by the book: Italian Cinema and Literary Adaptation. Baltimore e Londres: The John Hopkins University Press.

NAGIB, Lúcia. (1991) Werner Herzog: o cinema como realidade. São Paulo: Estação Liberdade.

NAZÁRIO, Luiz. (2007) Todos os corpos de Pasolini. São Paulo: Editora Perspectiva.

PASOLINI, Pier Paolo. (1982) Empirismo hereje. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Assírio e Alvim.

VERT, Xavier. (2010) Image dialectique et contamination dans La ricotta de Pier Paolo Pasolini. In: Images Re-vues [En ligne], Hors-série 2. Consultado 11 de outubro de 2016. URL : http://imagesrevues.revues.org/284

Published

2016-12-16

How to Cite

Munk, L. (2016). DA POTÊNCIA DE UM CORPO EM CENA. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 7(2), 64–72. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/6268

Issue

Section

Artigos