TUDO A VER: o império da visibilidade total como sintoma contemporâneo

Autores/as

  • Marcio Acselrad

Palabras clave:

Visibilidade, imagem, informação, excesso, esclarecimento.

Resumen

A contemporaneidade, misto de todas as eras anteriores acrescida de algumas características inéditas, surge sob a égide dos mídia e das novas tecnologias visuais. Trata-se de uma mudança na esfera do olhar, diversa da revolução moderna, trazida à tona pela razão e pela representação. O excesso de informação não é necessariamente um bem, da mesma forma que o excesso de imagens não torna a visibilidade mais perfeita. Muita informação pode cegar, assim como muita luz também não ilumina. Por vezes o excesso de informação provoca mais a dispersão do que o centramento. Desta forma o presente trabalho busca realizar uma análise crítica da contemporaneidade a partir dos conceitos de visibilidade e esclarecimento, esquivando-se de visões extremadas que correm o risco de ser demasiado catastrofistas ou demasiado laudatórias.

Biografía del autor/a

Marcio Acselrad

Professor Titular da UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Doutor em Comunicação pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do LABGRAÇA – Laboratório de Estudos do Humor e do Riso e do Cineclube UNIFOR.

Publicado

2013-04-07

Cómo citar

Acselrad, M. (2013). TUDO A VER: o império da visibilidade total como sintoma contemporâneo. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 4(1). Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1137