TUDO A VER: o império da visibilidade total como sintoma contemporâneo

Auteurs

  • Marcio Acselrad

Mots-clés :

Visibilidade, imagem, informação, excesso, esclarecimento.

Résumé

A contemporaneidade, misto de todas as eras anteriores acrescida de algumas características inéditas, surge sob a égide dos mídia e das novas tecnologias visuais. Trata-se de uma mudança na esfera do olhar, diversa da revolução moderna, trazida à tona pela razão e pela representação. O excesso de informação não é necessariamente um bem, da mesma forma que o excesso de imagens não torna a visibilidade mais perfeita. Muita informação pode cegar, assim como muita luz também não ilumina. Por vezes o excesso de informação provoca mais a dispersão do que o centramento. Desta forma o presente trabalho busca realizar uma análise crítica da contemporaneidade a partir dos conceitos de visibilidade e esclarecimento, esquivando-se de visões extremadas que correm o risco de ser demasiado catastrofistas ou demasiado laudatórias.

Biographie de l'auteur

Marcio Acselrad

Professor Titular da UNIFOR – Universidade de Fortaleza. Doutor em Comunicação pela UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador do LABGRAÇA – Laboratório de Estudos do Humor e do Riso e do Cineclube UNIFOR.

Téléchargements

Publiée

2013-04-07

Comment citer

Acselrad, M. (2013). TUDO A VER: o império da visibilidade total como sintoma contemporâneo. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 4(1). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1137