A retórica definida como um processo de identificação em uma abordagem semiótica

Autores/as

  • Gilmar Adolfo Hermes Universidade Federal de Pelotas

Resumen

A pesquisa em andamento “O universo de sentidos nos textos jornalísticos sobre cinema de Luiz Carlos Merten”, propõe uma análise semiótica, problematizando aspectos relativos a como os filmes nacionais são mediados pela retórica jornalística. Percebe-se que há processos retóricos de “identificação”. tanto por parte dos textos jornalísticos como por parte da produção cinematográfica brasileira. Neste artigo, é pensada teoricamente a noção de “identidade” em uma perspectiva semiótica. A partir dos textos de Vincent Colapietro (2007, 2014), reconhece-se que a retórica especulativa, em uma das últimas reflexões teóricas de Charles Sanders Peirce, evidenciou não só a importância da retórica no contexto semiótico, como também propôs uma nova compreensão da retórica, apresentada muitas vezes como a “arte da persuasão”, mas que, para Peirce, consiste no poder dos signos de mudar hábitos e agenciamentos.  Compreende-se que as semioses são produzidas retoricamente nas instâncias da comunicação e da identificação. O autor John Durham Peters (1999) situa historicamente a teoria semiótica de Peirce em um contexto de surgimento da psicologia e evidencia a dialética entre paradigmas solipsistas e comunicativos no contexto histórico do desenvolvimento da teoria. A abordagem semiótica sugerida por Peirce é contraposta com algumas definições provenientes de autores com vínculos mais estreitos à Sociologia, a exemplo de Stuart Hall (2002) e Anthony Giddens (2012). Delineia-se a contribuição da teoria semiótica de Peirce para a problematização das questões da identidade ou identificação na pesquisa semiótica sobre a retórica dos textos jornalísticos sobre cinema.

Biografía del autor/a

Gilmar Adolfo Hermes, Universidade Federal de Pelotas

Gilmar Adolfo Hermes é professor do Curso de Comunicação Social da Universidade Federal de Pelotas. Graduado em Comunicação Social - Habilitação Jornalismo, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1987), mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ciências da Comunicação, na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2005). No ano de 2018, realizou um estágio pós-doutoral na Universidade de Rhode Island (Estados Unidos). Foi repórter e editor no Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, na área de jornalismo cultural. As pesquisas acadêmicas desenvolvidas pelo autor tratam de temas como jornalismo cultural, artes visuais e semiótica. A sua pesquisa de doutorado tratou de ilustrações jornalísticas produzidas por artistas plásticos e ilustradores jornalísticos especializados. Atualmente, realiza pesquisas sobre jornalismo cultural sobre cinema.  

Publicado

2021-07-31

Cómo citar

Hermes, G. A. (2021). A retórica definida como um processo de identificação em uma abordagem semiótica. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 12(1), 207–228. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/67964

Número

Sección

Dossiê Semiótica e Culturas da Comunicação