Deslocamentos na paisagem

melancolia nos filmes de Chantal Akerman e Jonas Mekas

Autores/as

  • Larissa Veloso Assunção Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80883

Resumen

Este artigo tem como objetivo discorrer sobre a relação com a paisagem urbana nos filmes de Chantal Akerman e Jonas Mekas. Para isso, pretendemos retomar algumas discussões teóricas em torno do espaço fílmico a partir de autores como Giuliana Bruno (2018), por exemplo. Interessa-nos refletir sobre a dimensão espacial do cinema, concebendo a paisagem fílmica não apenas como cenário ou pano de fundo das ações, mas como elemento central das narrativas de tais cineastas. Seus filmes se constituem a partir dos deslocamentos pelo espaço, num trânsito errante que revela uma dimensão melancólica desse percurso, em que ambos os cineastas, cada um a sua maneira, anunciam uma espécie de ausência de pertencimento, uma sensação constante de ser estrangeiro. O artigo, portanto, busca mobilizar algumas discussões teóricas sobre o espaço no cinema na análise dos filmes de Akerman e Mekas, mais especificamente nas obras News from home (Akerman, 1977), Lost, Lost, Lost (Mekas, 1976) e Walden: Diaries, Notes and Scketches (Mekas, 1968).

Biografía del autor/a

Larissa Veloso Assunção, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

É mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduada em Cinema e Audiovisual pela mesma instituição. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cinema. Atualmente, cursando a graduação em Letras Bacharelado em Português, pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Publicado

2022-12-31

Cómo citar

Assunção, L. V. (2022). Deslocamentos na paisagem: melancolia nos filmes de Chantal Akerman e Jonas Mekas. Passagens: Periódico Del Programa De Posgrado En Comunicación De La UFC, 13(esp), 138–163. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80883

Número

Sección

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens