DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
Mots-clés :
Dança Contemporânea, Video-Arte, InstalaçãoRésumé
Nos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.Téléchargements
Publiée
2012-07-15
Comment citer
Primo Gadelha, R. C. (2012). DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 3(1). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146
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