DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO
Palavras-chave:
Dança Contemporânea, Video-Arte, InstalaçãoResumo
Nos primeiros meses do ano de 2003 uma vídeo-instalação de Bill Viola, intitulada Passions, no Getty Museum de Los Angeles, deslocou o espectador de uma intervenção meramente retiniana, para ser vivenciada com o corpo. Viola havia trabalhado sobre o tema da expressão das paixões, codificadas no século XVII por Charles Le Brum e retomadas no século XIX sobre as bases científicas-experimentais de Duchenne de Boulogne e Darwin. À primeira vista, as imagens no écran pareciam imóveis, mas alguns segundos depois elas começavam quase imperceptivelmente a se moverem. O espectador se dava conta, então, que na realidade as imagens estavam sempre em movimento e que a extrema lentidão da projeção, dilatando o momento temporal, fizeram com que parecessem imóveis.Downloads
Publicado
2012-07-15
Como Citar
Primo Gadelha, R. C. (2012). DA DANÇA FANTASMATA: CALEIDOSCÓPIO DO CORPO. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 3(1). Recuperado de http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/1146
Edição
Seção
Artigos Livres
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