Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer

Auteurs

  • Lilian Bartira Silva Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mots-clés :

Narrativas escolares, Atividade mimética, Meme

Résumé

Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.

Bibliographies de l'auteur

Lilian Bartira Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jornalista. Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Références

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MOTTA, Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Unb, 2013.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa, v. I. Campinas: Papirus, 1994.

MARTIN-BARBERO, J. A comunicação na educação. São Paulo: Contexto, 2014.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, 2009.

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Publiée

2017-09-15

Comment citer

Silva, L. B., & Patrício, E. (2017). Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(1), 45–62. Consulté à l’adresse http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250

Numéro

Rubrique

Artigos