Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer

Autori

  • Lilian Bartira Silva Universidade Federal do Ceará (UFC).
  • Edgard Patrício Universidade Federal do Ceará (UFC).

Parole chiave:

Narrativas escolares, Atividade mimética, Meme

Abstract

Os gêneros textuais emergentes, oriundos da internet, têm adentrado as salas de aula. Este artigo analisa os relatos pessoais de estudantes do 6º ano do ensino fundamental, elaborados como atividade de produção textual para a disciplina de Língua Portuguesa. A atividade teve como elemento de referenciação um meme. As narrativas foram aqui analisadas sob a perspectiva da atividade mimética (prefiguração, configuração e reconfiguração), discutida por Paul Ricoeur (1994). Autores como Motta (2001), Marscuschi (2001) e Recuero (2009) auxiliaram nas discussões. O estudo revelou a eficácia da aprendizagem ao se dialogar atividades escolares com elementos referentes às práticas sociais, cotidianas e contemporâneas dos estudantes.

Biografie autore

Lilian Bartira Silva, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Edgard Patrício, Universidade Federal do Ceará (UFC).

Jornalista. Professor do Curso de Jornalismo e do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará.

Riferimenti bibliografici

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Pubblicato

2017-09-15

Come citare

Silva, L. B., & Patrício, E. (2017). Memes e narrativas escolares: uma análise sob a perspectiva da atividade mimética em Paul Ricouer. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 8(1), 45–62. Recuperato da http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/20250

Fascicolo

Sezione

Artigos