Chamada para Publicação: Contracolonialismo e Comunicação
Nas últimas décadas, em consonância com as propostas pós-coloniais, podemos observar um aumento nas investigações de formas/pensamentos/teorias contracoloniais, seja no campo da comunicação ou nas mais diversas searas.
No Brasil, o pensamento vivo de quilombolas, povos originários e populações que, à revelia das teorias hegemônicas (notadamente eurocentradas), dialogam seus saberes ancestrais com o conhecimento oriundo das academias e centros de pensamento institucionais, nos apontam para outras formas de apreensão dos conhecimentos.
O presente dossiê, "Contracolonialismo e comunicação", surge com a proposta de colocar em diálogo as teorias contracoloniais, a era algorítmica da informação e seus desdobramentos no mundo contemporâneo, em um momento onde categorias epistemológicas são revistas, onde as Inteligências Artificiais (IA) pautam debates em ética e liberdade. Como desenvolver pesquisas e uma comunicação de envergadura global com viés contracolonial e, ao mesmo tempo, em sintonia com os mais recentes avanços tecnológicos?
No ensejo de reunir estudos sobre a confluência da atual movimentação das teorias contracoloniais em questões de identidade, educação, pesquisa, linguagem e produção de conhecimento no campo comunicacional e nas demais áreas científicas, a Revista Passagens abre chamada para contribuições que pensem a atual encruzilhada na qual nos encontramos: o colonialismo digital.
Temos como contexto um mundo onde os operadores de tecnologias (sejam comunicacionais, de gênero, sociais entre outras) atualizam a todo instante suas estratégias de domínio. Como as subjetividades que se encontram às margens dessas tecnologias podem nos apresentar saídas e novas problemáticas diante desta Era Algorítmica? Quais as alternativas epistêmicas e estratégias de enfrentamento podem ser pautadas na atualidade Brasileira e globalmente?
Eixos temáticos, sugestões de abordagens:
- Colonialidade e Contracolonialidade;
- Práticas interculturais no contexto contracolonial;
- Fronteiras: subjetividades e devires desviantes na Era Algorítmica;
- Regimes de conhecimento: educação, comunicação e legitimação dos saberes;
- Povos das matas, Povos das ruas: conhecimento dos povos originários, povos de terreiros e suas intersecções.
Estudos em comunicação, educação, antropologia e demais áreas do conhecimento podem ser submetidos desde que apresentem bibliografia coerente com as temáticas trazidas nesta chamada. Valorizamos o diálogo intermundos (Oliveira et al., 2021), numa perspectiva plural que apresente vozes diversas.
Informações Práticas
- Prazo de submissão: 30/11/2023
- Prazo de avaliação: 30/01/2024
- Prazo de edição: 30/03/2024
- Prazo para publicação: 30/04/2024
Para conferir nossas últimas edições, siga o link abaixo:
http://www.periodicos.ufc.br/passagens/issue/archive
O modelo para submissão pode ser encontrado no link abaixo, bem como as regras e normas para publicação:
http://www.periodicos.ufc.br/passagens/template
Agradecemos desde já as possíveis contribuições e seguimos disponíveis para contatos: dúvidas, sugestões e críticas.
--
Editores convidados:
George Ulysses (PPGCOM - UFC)
Rômulo Silva (PPGS - UECE)
Arte da chamada: Victor Furtado