O pesquisador e a liberdade teórica: Resenha do livro "A construção da teoria nas ciências humanas", de José D'Assunção Barros

Autori

  • Thaiane Firmino Universidade Federal do Ceará
  • Thaís Firmino Universidade Federal do Ceará

Parole chiave:

Resenha, Comunicação, Teoria, Ciências Humanas

Abstract

Escrito pelo doutor em História e professor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), José D’Assunção Barros, o livro A Construção da Teoria nas Ciências Humanas foi publicado este ano e apresenta discussões acerca das tensões existentes entre a teoria e o campo do saber no universo das Ciências Humanas - Antropologia, Sociologia, Filosofia, Comunicação, Educação, História e Geografia. A obra, que conta com treze capítulos distribuídos em 101 páginas, aborda a constante recolocação do pesquisador - chamado por Barros de “praticante do campo disciplinar” - diante do desafio de adequar às tendências disponíveis à sua própria liberdade teórica.  

Biografie autore

Thaiane Firmino, Universidade Federal do Ceará

Jornalista; Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Técnica em Meio Ambiente pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Thaís Firmino, Universidade Federal do Ceará

Jornalista; Mestranda em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC); Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Técnica em Jogos Digitais pelo Centro Universitário Estácio de Sá (FIC).

Riferimenti bibliografici

BARROS, José D’Assunção. A construção da teoria nas ciências humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

##submission.downloads##

Pubblicato

2018-12-19

Come citare

Firmino, T., & Firmino, T. (2018). O pesquisador e a liberdade teórica: Resenha do livro "A construção da teoria nas ciências humanas", de José D’Assunção Barros. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 9(2), 97–101. Recuperato da http://periodicos.ufc.br/passagens/article/view/39984

Fascicolo

Sezione

Resenhas