Impasses na modernização de Cuba

música e consumo cultural na fábrica de arte cubano

Autori

  • Thiago Soares Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80785

Abstract

A partir da consolidação da Fábrica de Arte Cubano como espaço cultural, musical e turístico na cidade de Havana, o artigo questiona como o empreendimento problematiza a imaginação nostálgica sobre Cuba. Discute a institucionalização de Havana como uma cidade musical (HERSCHMANN e FERNANDES, 2018), a partir das políticas públicas de suporte a expressões artísticas e musicais cubanas pelo Estado. Postula-se que a Fábrica de Arte Cubano é um espaço em que parte da juventude cubana performatiza sua cubanidade através de múltiplos pertencimentos, atrelando uma imaginação nostálgica (KNAUER, 2001) a devires consmopolitas (SOARES, 2021) evidenciando os desafios e as potências de se viver na ilha caribenha. Especula-se assim que a Fábrica de Arte Cubano é uma metáfora urbana para os desafios sobre a modernização da ilha socialista.

Biografia autore

Thiago Soares, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Professor e pesquisador do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM) e do Departamento de Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Realizou pós-doutoramento na Universidade Federal Fluminense (UFF); doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestrado em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Análise em Música e Audiovisual (LAMA/UFPE). Autor dos livros "Ninguém é Perfeito e a Vida é Assim: A Música Brega em Pernambuco" (2017); "A Estética do Videoclipe" (2014) e "Videoclipe, O Elogio da Desarmonia" (2004) e de inúmeros artigos e ensaios sobre interfaces música e mídia; performance; audiovisual; cultura pop; jornalismo e cultura de celebridades.

##submission.downloads##

Pubblicato

2022-12-30

Come citare

Soares, T. (2022). Impasses na modernização de Cuba: música e consumo cultural na fábrica de arte cubano . Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 13(esp), 185–202. https://doi.org/10.36517/psg.v13iesp.80785

Fascicolo

Sezione

Dossiê Comunicação, Cidade e Viagens