Participación juvenil en diseño, investigación y creación
tres estudios de caso sobre proyectos de co-diseño con adolescentes
DOI:
https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.90885Abstract
O codesign ou design participativo com jovens é uma abordagem metodológica inovadora que foi e está sendo aplicada em diversos setores para desenvolver processos de pesquisa e criação. Desde intervenções na área da saúde a projetos de desenho curricular nas escolas, passando pela investigação sobre literacia mediática, a inclusão e participação de jovens neste tipo de iniciativas oferece múltiplas possibilidades de geração colaborativa de conhecimentos, produtos e serviços. Neste artigo apresento uma análise de três projetos de codesign com adolescentes de 12 a 18 anos realizados em escolas e organizações juvenis em Austin (2012), Boston (2016-17) e Bogotá (2019). Utilizando dados qualitativos e a metodologia de estudo de caso, indago sobre os desafios e oportunidades que surgem com este tipo de intervenção e as diferentes formas de participação que se podem configurar ao pesquisar e criar com adolescentes. Em relação às oportunidades, o artigo enfoca o potencial de usar culturas e práticas digitais juvenis para investigar e resolver problemas localizados em contextos locais e para projetar recursos educacionais e experiências de aprendizagem de maneira colaborativa e participativa. Em relação aos desafios, o artigo destaca os desafios logísticos e metodológicos e as considerações éticas do processo de codesign com jovens.
##submission.downloads##
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
A aceitação do trabalho para a publicação implica a transferência de direitos do autor para a revista, sendo assegurada a ampla disseminação da informação.