Participación juvenil en diseño, investigación y creación

tres estudios de caso sobre proyectos de co-diseño con adolescentes

Autores

  • Andres Lombana-Bermúdez Pontificia Universidad Javeriana

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.90885

Resumo

O codesign ou design participativo com jovens é uma abordagem metodológica inovadora que foi e está sendo aplicada em diversos setores para desenvolver processos de pesquisa e criação. Desde intervenções na área da saúde a projetos de desenho curricular nas escolas, passando pela investigação sobre literacia mediática, a inclusão e participação de jovens neste tipo de iniciativas oferece múltiplas possibilidades de geração colaborativa de conhecimentos, produtos e serviços. Neste artigo apresento uma análise de três projetos de codesign com adolescentes de 12 a 18 anos realizados em escolas e organizações juvenis em Austin (2012), Boston (2016-17) e Bogotá (2019). Utilizando dados qualitativos e a metodologia de estudo de caso, indago sobre os desafios e oportunidades que surgem com este tipo de intervenção e as diferentes formas de participação que se podem configurar ao pesquisar e criar com adolescentes. Em relação às oportunidades, o artigo enfoca o potencial de usar culturas e práticas digitais juvenis para investigar e resolver problemas localizados em contextos locais e para projetar recursos educacionais e experiências de aprendizagem de maneira colaborativa e participativa. Em relação aos desafios, o artigo destaca os desafios logísticos e metodológicos e as considerações éticas do processo de codesign com jovens.

Biografia do Autor

Andres Lombana-Bermúdez, Pontificia Universidad Javeriana

Professor Assistente na Pontificia Universidad Javeriana.

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

Lombana-Bermúdez, A. (2023). Participación juvenil en diseño, investigación y creación: tres estudios de caso sobre proyectos de co-diseño con adolescentes. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 14(especial), 110–135. https://doi.org/10.36517/psg.v14iespecial.90885