Identidades políticas no TikTok

o efeito das estratégias de Lula e Bolsonaro no engajamento jovem nas eleições de 2022

Autori

  • Pedro Henrique Ramos Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Lara Salgueiro Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36517/psg.v15i2%20especial.94443

Abstract

O TikTok é atualmente uma plataforma com características singulares: parte rede social, parte streaming, o aplicativo chinês é hoje parte do tecido cultural de gerações mais jovens, e é tanto catalisadora como propulsora de uma linguagem digital própria, que força entrantes a adaptar sua identidade para esse meio, se quiserem comunicar-se adequadamente neste ambi-ente. Neste artigo, analisamos as publicações dos candidatos Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva durante o período oficial da campanha eleitoral de 2022, entendendo como esses políticos adaptaram sua comunicação junto ao público jovem, prevalente na cultura tiktoker. Os resultados demonstraram que ambos os candidatos ajustaram suas estratégias e linguagem para se comunicar com o público-alvo do aplicativo, obtendo, com isso, diferentes resultados. Como contribuição teórica, esse artigo apresenta caminhos metodológicos para pesquisas sobre e na plataforma, discutindo ainda o impacto desse meio para os estudos sobre cultura digital.

Biografie autore

Pedro Henrique Ramos, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor no Ibmec SP e doutorando em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Mestre em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, com pós-graduação pelo Instituto Internacional de Ciências Sociais e pela University of Southern California. Foi pesquisador visitante no Centre for Socio-Legal Studies da Universidade de Oxford, no Center of Internet and Society daUniversidade de Stanford e pesquisador associado no InternetLab.

Lara Salgueiro Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Bacharel em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Teve seu artigo premiado no 3º Congresso de Inteligência Artificial do TIDD/PUC-SP e integrou o Spring Group 2024 do Center for AI and Digital Policy.

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Pubblicato

2024-11-24

Come citare

Ramos, P. H., & Salgueiro Oliveira, L. (2024). Identidades políticas no TikTok: o efeito das estratégias de Lula e Bolsonaro no engajamento jovem nas eleições de 2022. Passagens: Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Comunicação Da Universidade Federal Do Ceará, 15(2 especial), 57–81. https://doi.org/10.36517/psg.v15i2 especial.94443

Fascicolo

Sezione

Dossiê Identidades infantis e juvenis na cultura digital