O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH'S DANCE
DOI :
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023015Mots-clés :
Dança; psicanálise; angústia; unheimlich; Pina Bausch.Résumé
O presente artigo visa investigar quais seriam os efeitos do desvelamento do real em cena para o público espectador da dança moderna e contemporânea ao analisar, em consonância com a teoria psicanalítica, a obra Kontakthof(1978) da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, fundadora do Tanztheather Wuppertal, que revolucionou a dança contemporânea, ao trazer ao palco a subjetividade de cada bailarino, despertada através de um processo de criação que lhe é peculiar, e que lhe permite estabelecer uma conexão direta com o sujeito espectador, ao suscitar-lhe sentimentos tais como choque e estranhamento (unheimlich), que também podem ser entendidos como mostração da angústia, fenômeno de borda, que nos sinaliza esse último limite anterior ao real e ao campo do gozo.
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