O BAILAR DA FALTA: O DESVELAMENTO DO REAL NA DANÇA DE PINA BAUSCH // THE DANCE OF LACK: THE UNVEILING OF THE REAL IN PINA BAUSCH'S DANCE
DOI:
https://doi.org/10.36517/revpsiufc.14.2023.e023015Palavras-chave:
Dança; psicanálise; angústia; unheimlich; Pina Bausch.Resumo
O presente artigo visa investigar quais seriam os efeitos do desvelamento do real em cena para o público espectador da dança moderna e contemporânea ao analisar, em consonância com a teoria psicanalítica, a obra Kontakthof(1978) da bailarina e coreógrafa alemã Pina Bausch, fundadora do Tanztheather Wuppertal, que revolucionou a dança contemporânea, ao trazer ao palco a subjetividade de cada bailarino, despertada através de um processo de criação que lhe é peculiar, e que lhe permite estabelecer uma conexão direta com o sujeito espectador, ao suscitar-lhe sentimentos tais como choque e estranhamento (unheimlich), que também podem ser entendidos como mostração da angústia, fenômeno de borda, que nos sinaliza esse último limite anterior ao real e ao campo do gozo.
Downloads
Referências
Agamben, G. (2014). Nudez. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Baas, B. (1998). De la chose à l’objet: Jacques Lacan et la traversée de la phénoménologie. Paris: Peeters Vrin.
______. (2001). O desejo puro. Rio de Janeiro: Revinter Ltda.
Climenhaga, R. (2009). Pina Bausch. New York: Routledge.
Foster, H. ([1996] 2014). O retorno do real. In: Foster, H. O retorno do real: A vanguarda no final do século XX (pp. 123-158). São Paulo: Cosac Naify.
Frayze-Pereira. J.A. (2005). Arte, Dor: Inquietudes Entre Estética e Psicanálise. Cotia, SP: Ateliê Editorial.
Freud, S. ([1915] 2013). As pulsões e seus destinos. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
______. ([1919] 2019). O infamiliar. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
______. ([1923] 1976). El yo y el ello. In: Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu Ed., v. XIX.
______. ([1926] 1976). Inhibición, síntoma y angustia. In: Freud, S. Obras Completas. Buenos Aires: Amorrortu Ed., v. XX.
Iannini, G. (2004). O olho negro das favas: exercício de estética lacaniana. In: Iannini, G.; Rocha, G. M.; Pinto, J. M.; Safatle, V. (orgs.). O tempo, o objeto e o avesso, p. 75-91. Belo Horizonte: Autêntica.
Lacan, J. ([1962-1963] 2005). O Seminário, livro 10: A angústia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
_______. ([1964] 1996) O Seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.
Rivas, G. (2014). Cuerpo: efectos escénicos y literarios. Pina Bausch. Las Palmas de Gran Canaria.
Rivera, T. (2006). Ensaio sobre a sublimação. Discurso, nº 36, p. 313-326.
_______. (2013). O retorno do sujeito: Sobre performance e corpo. In: Rivera, T. O avesso do imaginário: arte contemporânea e psicanálise. São Paulo: Cosac Naify.
Sales, C. (2016). A experiência da angústia na clínica psicanalítica e na arte da performance. 2016. 131 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Greta Fernandes Moreira, Betty Bernardo Fuks
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.