Percepções de pessoas com hanseníase acerca da doença e tratamento

Authors

  • Vanessa Daniele Zambon Valério Pelizzari
  • Guilherme Oliveira de Arruda Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Sônia Silva Marcon Universidade Estadual de Maringá/UEM
  • Carlos Alexandre Molena Fernandes Universidade Estadual de Maringá/UEM

Keywords:

Hanseníase, Enfermagem em Saúde Comunitária, Terapêutica, Diagnóstico, Relações Familiares.

Abstract

Objetivo: compreender as percepções de pessoas com hanseníase acerca da doença e tratamento. Métodos: estudo qualitativo, realizado com nove adultos em tratamento poliquimioterápico. Dados coletados mediante entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo, modalidade temática. Resultados: os participantes relataram preocupação, desconfiança e resistência em aceitar o diagnóstico. Diagnosticados, sentiram vergonha e medo de sofrerem preconceito. Conviver com a doença provocou mudanças importantes, como a impossibilidade de saírem, se exercitarem ou realizarem atividades de lazer, mas a melhora advinda do tratamento os tranquilizou, e a necessidade de cuidar de um familiar dependente de cuidados lhes motivou a realizá-lo. As famílias que manifestaram atenção e cuidados foram reconhecidas como importantes; e a ausência dessas manifestações significou abandono e exclusão. Conclusão: pessoas com hanseníase apresentam demandas nem sempre identificadas pelos profissionais de saúde, mas estas repercutem no manejo do tratamento e bem-estar destas.

Author Biographies

Vanessa Daniele Zambon Valério Pelizzari

Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Mestranda em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM), na linha de pesquisa  Saúde do Idoso. Atualmente é Coordenadora da Estratégia Saúde da Família de Campo Mourão, Pr. Experiência em Pesquisa na área de Saúde do Idoso, Epidemiologia e Saúde pública e Doenças Crônicas não Transmissíveis.

Guilherme Oliveira de Arruda, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Enfermeiro graduado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS, Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (PSE/UEM), na linha de pesquisa "Cuidado a saúde nos diferentes ciclos da vida". Doutorando em enfermagem pelo PSE/UEM. Bolsista de Pós-graduação pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) até Junho de 2015. Atualmente é Enfermeiro do Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas (Caps AD), serviço que integra o Complexo Maringaense de Saúde Mental João Waldecir Scramim, Maringá-Paraná. Experiência em Pesquisa na área de Uso de Medicamentos (práticas e representações), Cuidado no Contexto Familiar, Doenças Crônicas não Transmissíveis e Saúde do Homem.

Sônia Silva Marcon, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Professora Titular do Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá (disciplina Enfermagem em Saúde Pública com ênfase na saúde da família). Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Londrina (1979), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1989) e doutorado em Filosofia da Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). É professora da Universidade Estadual de Maringá desde 1983. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem e Ciências da Saúde, orientando mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: família, doença crônica, cuidado, criança e assistência domiciliar. Pesquisador 1D do CNPq

Carlos Alexandre Molena Fernandes, Universidade Estadual de Maringá/UEM

Vice-Diretor da Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Decreto nº8601). Diretor de Pós-Graduação da Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR (Portaria n°019 - Reitoria/UNESPAR). Bolsista Produtividade pela Fundação Araucária (chamada 21/2012). Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2003), Especialização em Promoção à Saúde do Homem (2004), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2006) e Doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Docente Adjunto B da UNESPAR/FAFIPA (Universidade Estadual do Paraná - Campus de Paranavaí). Atualmente é professor permanente no programa de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Enfermagem) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Ministra as Disciplinas de Fisiologia do Exercício; Nutrição Esportiva; Metodologia da Pesquisa, Epidemiologia, Bioestatística e Tratamento não farmacológico das doenças crônicas. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Promoção à Saúde do Homem, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, produtos naturais, obesidade, atividade física e saúde, Fisiologia do Exercício e Doenças Crônicas.

Published

2016-08-04

How to Cite

Pelizzari, V. D. Z. V., Arruda, G. O. de, Marcon, S. S., & Fernandes, C. A. M. (2016). Percepções de pessoas com hanseníase acerca da doença e tratamento. Rev Rene, 17(4), 466–474. Retrieved from http://periodicos.ufc.br/rene/article/view/4933

Issue

Section

Research Article

Most read articles by the same author(s)

1 2 3 4 5 6 > >>