Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA

Authors

Keywords:

Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação Educacional, Educação a distância

Abstract

Introdução: Com o advento da Educação a Distância (EaD) autoinstrucional, a avaliação sempre deve ser considerada, dentre outras dimensões, como um instrumento diagnóstico de aprendizado. Nos cursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, o processo avaliativo se dá por meio da inserção de situações de aprendizagem (SA) aplicadas como pré e pós-teste. Assim, este estudo objetiva descrever o processo de construção de SA em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, que descreve as etapas de elaboração e aplicabilidade de SA pré e pós-teste, cujos conceitos de avaliação foram trabalhados sob a perspectiva de Vilaça et al. (2019) e Zerminani; Probst (2017). Resultados (e discussão): O aluno é apresentado a uma história, baseada em seu cotidiano profissional, onde precisa refletir, para conseguir solucionar o problema apresentado. No que tange à avaliação diagnóstica, o uso de pré e pós-testes permite que sejam extraídas as informações necessárias sobre os conhecimentos prévios e posteriores à formação do aluno, de modo que seu desenvolvimento processual de aprendizado possa ser mensurado. Conclusão: A utilização de SA desta natureza, apresenta-se como um instrumento valioso para inferir se os objetivos educacionais propostos para um curso autoinstrucional foram alcançados, assim como, reconhece o desenvolvimento processual do aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Helen Maysa Belfort Sousa, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Karoline Corrêa Trindade, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública e em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. Atualmente, é Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), planejando e desenvolvendo soluções educacionais para EaD.

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA e líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA). 

Mizraim Nunes Mesquita, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Atua como Designer Instrucional na Universidade Aberta do SUS, vinculada à Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa nas áreas de Educação a Distância, Educação e Tecnologias Digitais, Tecnologias Móveis na Educação e Aprendizagem Móvel.

Paola Trindade Garcia, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Fisioterapeuta, doutora em Saúde Coletiva. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf. 

References

Almeida SG de, Teles CC. Sala de aula invertida: relato de experiência em educação a distância e presencial com uso de ambiente virtual de aprendizagem na graduação. EmRede [Internet]. 2018 [citado 10º de outubro de 2021];5(3):599-625. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/360

Almeida, KCd. Instrumentos, estratégia, critérios de avaliação da aprendizagem na educação a distância – EaD. Multifaces [Internet]. 2018, abr. [citado 10º de outubro de 2021]; 1(1):62-74. Disponível em: http://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/85

Vilaça, APD et al. da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores do centro de educação a distância do estado do Rio de Janeiro. Revista Philologus [Internet]. 2019, set./dez. [citado 12º de outubro de 2021];25(75):994-1013.Dispoível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO25/75supl/70.pdf

Zermiani, PP, Probst, M. Tutoria na educação a distância. Revista Maiêutica, Indaial [Internet]. 2017 [citado 14° de outubro de 2022];5(1):87-94. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1799

Silva, FMd, Nunes, CA. Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma visão pedagógica na visão de Hoffman, Libâneo, Luckesi, Melo e Souza e Sousa. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia [Internet]. 2020 citado 15° de outubro];14(53):95-107. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2842

Teixeira, LG et al. Utilização de pré-teste e pós-teste como ferramenta de avaliação de aprendizagem, em oficinas de primeiros socorros. Encontros Universitários da UFC [Internet]. 2018 [citado 15° de outubro];3(1):4581. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/37779

Published

2022-06-30