Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA

Autores

Palavras-chave:

Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação Educacional, Educação a distância

Resumo

Introdução: Com o advento da Educação a Distância (EaD) autoinstrucional, a avaliação sempre deve ser considerada, dentre outras dimensões, como um instrumento diagnóstico de aprendizado. Nos cursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, o processo avaliativo se dá por meio da inserção de situações de aprendizagem (SA) aplicadas como pré e pós-teste. Assim, este estudo objetiva descrever o processo de construção de SA em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, que descreve as etapas de elaboração e aplicabilidade de SA pré e pós-teste, cujos conceitos de avaliação foram trabalhados sob a perspectiva de Vilaça et al. (2019) e Zerminani; Probst (2017). Resultados (e discussão): O aluno é apresentado a uma história, baseada em seu cotidiano profissional, onde precisa refletir, para conseguir solucionar o problema apresentado. No que tange à avaliação diagnóstica, o uso de pré e pós-testes permite que sejam extraídas as informações necessárias sobre os conhecimentos prévios e posteriores à formação do aluno, de modo que seu desenvolvimento processual de aprendizado possa ser mensurado. Conclusão: A utilização de SA desta natureza, apresenta-se como um instrumento valioso para inferir se os objetivos educacionais propostos para um curso autoinstrucional foram alcançados, assim como, reconhece o desenvolvimento processual do aluno.

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Biografia do Autor

Helen Maysa Belfort Sousa, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão.

Karoline Corrêa Trindade, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Especialista em Saúde da Família e Saúde Pública e em Tecnologias Educacionais e Educação à Distância. Atualmente, é Designer Instrucional do Núcleo Pedagógico da Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA), planejando e desenvolvendo soluções educacionais para EaD.

Ana Emilia Figueiredo de Oliveira, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Diretora da Diretoria de Tecnologias na Educação - DTED/UFMA. Professora Titular da Universidade Federal do Maranhão. Doutora em Radiologia Odontológica pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado/Professora Visitante pela University of North Carolina/Chapel Hill-EUA. É Coordenadora da Universidade Aberta do SUS/ UFMA e líder do Grupo de Pesquisa SAITE - Saúde, Inovação, Tecnologia e Educação (CNPq/UFMA). 

Mizraim Nunes Mesquita, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Mestre em Cultura e Sociedade, especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira. Atua como Designer Instrucional na Universidade Aberta do SUS, vinculada à Universidade Federal do Maranhão. Pesquisa nas áreas de Educação a Distância, Educação e Tecnologias Digitais, Tecnologias Móveis na Educação e Aprendizagem Móvel.

Paola Trindade Garcia, Universidade Aberta do SUS/UFMA

Fisioterapeuta, doutora em Saúde Coletiva. Especialista em Processos Educacionais na Saúde (IEP-Sírio Libanês), Saúde da Família (CEST) e em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFMA). Possui experiência em Educação a Distancia (EaD) e em metodologias ativas de ensino. Atualmente, é docente da Universidade Federal do Maranhão e coordenadora de Produção Pedagógica da UNA-SUS/UFMA. Professora do Programa de Mestrado Profissional em Saúde da Família da Renasf. 

Referências

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Publicado

2022-06-30