Situações de aprendizagem aplicadas como avaliações diagnósticas em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA
Parole chiave:
Aprendizagem baseada em problemas, Avaliação Educacional, Educação a distânciaAbstract
Introdução: Com o advento da Educação a Distância (EaD) autoinstrucional, a avaliação sempre deve ser considerada, dentre outras dimensões, como um instrumento diagnóstico de aprendizado. Nos cursos oferecidos pela UNA-SUS/UFMA, o processo avaliativo se dá por meio da inserção de situações de aprendizagem (SA) aplicadas como pré e pós-teste. Assim, este estudo objetiva descrever o processo de construção de SA em cursos autoinstrucionais da UNA-SUS/UFMA. Métodos: Trata-se de um relato de experiência, que descreve as etapas de elaboração e aplicabilidade de SA pré e pós-teste, cujos conceitos de avaliação foram trabalhados sob a perspectiva de Vilaça et al. (2019) e Zerminani; Probst (2017). Resultados (e discussão): O aluno é apresentado a uma história, baseada em seu cotidiano profissional, onde precisa refletir, para conseguir solucionar o problema apresentado. No que tange à avaliação diagnóstica, o uso de pré e pós-testes permite que sejam extraídas as informações necessárias sobre os conhecimentos prévios e posteriores à formação do aluno, de modo que seu desenvolvimento processual de aprendizado possa ser mensurado. Conclusão: A utilização de SA desta natureza, apresenta-se como um instrumento valioso para inferir se os objetivos educacionais propostos para um curso autoinstrucional foram alcançados, assim como, reconhece o desenvolvimento processual do aluno.
Downloads
Riferimenti bibliografici
Almeida SG de, Teles CC. Sala de aula invertida: relato de experiência em educação a distância e presencial com uso de ambiente virtual de aprendizagem na graduação. EmRede [Internet]. 2018 [citado 10º de outubro de 2021];5(3):599-625. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/360
Almeida, KCd. Instrumentos, estratégia, critérios de avaliação da aprendizagem na educação a distância – EaD. Multifaces [Internet]. 2018, abr. [citado 10º de outubro de 2021]; 1(1):62-74. Disponível em: http://multifaces.ifnmg.edu.br/index.php/multifaces/article/view/85
Vilaça, APD et al. da aprendizagem sob a perspectiva dos tutores do centro de educação a distância do estado do Rio de Janeiro. Revista Philologus [Internet]. 2019, set./dez. [citado 12º de outubro de 2021];25(75):994-1013.Dispoível em: http://www.filologia.org.br/rph/ANO25/75supl/70.pdf
Zermiani, PP, Probst, M. Tutoria na educação a distância. Revista Maiêutica, Indaial [Internet]. 2017 [citado 14° de outubro de 2022];5(1):87-94. Disponível em: https://publicacao.uniasselvi.com.br/index.php/MAD_EaD/article/view/1799
Silva, FMd, Nunes, CA. Avaliação e suas Dimensões no Processo de Ensino Aprendizagem: Uma visão pedagógica na visão de Hoffman, Libâneo, Luckesi, Melo e Souza e Sousa. Id on Line Revista Multidisciplinar e de Psicologia [Internet]. 2020 citado 15° de outubro];14(53):95-107. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2842
Teixeira, LG et al. Utilização de pré-teste e pós-teste como ferramenta de avaliação de aprendizagem, em oficinas de primeiros socorros. Encontros Universitários da UFC [Internet]. 2018 [citado 15° de outubro];3(1):4581. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/eu/article/view/37779
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Os originais aceitos e publicados tornam-se propriedade da Revista Brasileira de Tecnologias Educacionais em Saúde. A revista adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. É possível acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar e distribuir os artigos publicados conosco, desde que para uso não comercial, mencionando a RESDITE e atribuindo os créditos de autoria. A revista permite que os autores distribuam a versão do trabalho publicada conosco (ex.: em repositórios institucionais), desde que seja reconhecida a autoria e a publicação inicial na RESDITE.