O Programa Institucional das Políticas de Educação Patrimonial no Brasil: um estudo em Sociologia da Educação

Autores

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva

Palavras-chave:

Educação Patrimonial, Programa Institucional, Escolarização, Política

Resumo

O presente artigo objetiva identificar e analisar o programa institucional das políticas de educação patrimonial no Brasil, com ênfase em seus deslocamentos e permanências. Para tal empreendimento analítico, inspirado em estudos recentes em Sociologia da Educação, o autor realizou uma revisão sociológica da ideia de programa institucional na ordem social moderna, com a finalidade de compreender suas características e de mapear referências para a análise das políticas contemporâneas. A seguir, realizou uma revisão bibliográfica sobre os sentidos de educação patrimonial na educação nacional, analiticamente interessado em perscrutar sua gênese, seus debates históricos e sua inserção contemporânea nos programas governamentais.

Biografia do Autor

Rodrigo Manoel Dias da Silva

Professor de Sociologia na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2017-06-07

Como Citar

Manoel Dias da Silva, R. (2017). O Programa Institucional das Políticas de Educação Patrimonial no Brasil: um estudo em Sociologia da Educação. Revista De Ciências Sociais, 48(1), 318–340. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18892