O Programa Institucional das Políticas de Educação Patrimonial no Brasil: um estudo em Sociologia da Educação

Autores/as

  • Rodrigo Manoel Dias da Silva

Palabras clave:

Educação Patrimonial, Programa Institucional, Escolarização, Política

Resumen

O presente artigo objetiva identificar e analisar o programa institucional das políticas de educação patrimonial no Brasil, com ênfase em seus deslocamentos e permanências. Para tal empreendimento analítico, inspirado em estudos recentes em Sociologia da Educação, o autor realizou uma revisão sociológica da ideia de programa institucional na ordem social moderna, com a finalidade de compreender suas características e de mapear referências para a análise das políticas contemporâneas. A seguir, realizou uma revisão bibliográfica sobre os sentidos de educação patrimonial na educação nacional, analiticamente interessado em perscrutar sua gênese, seus debates históricos e sua inserção contemporânea nos programas governamentais.

Biografía del autor/a

Rodrigo Manoel Dias da Silva

Professor de Sociologia na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Erechim. Doutor em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

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Publicado

2017-06-07

Cómo citar

Manoel Dias da Silva, R. (2017). O Programa Institucional das Políticas de Educação Patrimonial no Brasil: um estudo em Sociologia da Educação. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 48(1), 318–340. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/18892