Federalismo no Brasil e o Debate sobre o Rateio das Receitas do Petróleo

Autores

  • Denise Cunha Tavares Terra Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Joseane de Souza Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Leonardo Camisassa Fernandes

Palavras-chave:

Federalismo, Petróleo, Regulação, Royalties, Experiências Internacionais

Resumo

Esse artigo objetiva trazer contribuições ao debate sobre o novo modelo de rateio das receitas do petróleo estabelecido pelo marco regulatório do pré-sal. O modelo vigente gera um padrão de concentração regional dos royalties que se torna insustentável diante das perspectivas de volumosas receitas bem como pelo não atendimento a qualquer objetivo de justiça intergeracional. A metodologia perpassa por uma discussão sobre o equilíbrio econômico e fiscal dentro da estrutura federativa brasileira e pela análise de algumas experiências internacionais sobre o gerenciamento e divisão das receitas provenientes desse recurso natural.  Os resultados apontam não haver um padrão único de distribuição dos royalties e o peso relativo do petróleo nos respectivos PIB’s, a propriedade das reservas e o grau de (des)centralização fiscal  são informações que devem ser consideras nesta avaliação.

 

Biografia do Autor

Denise Cunha Tavares Terra, Centro de Ciências do Homem da UENF.

Graduada Ciências Econômicas (UCAM), mestre em Ciência Política (IUPERJ) e doutora em Geografia (UFRJ). Professora associada do Centro de Ciências do Homem da UENF.

Joseane de Souza, Centro de Ciências do Homem da UENF.

Graduada em Ciências Econômicas (UFMG); mestre e doutora em Demografia (CEDEPLAR-UFMG). Professora associada do Centro de Ciências do Homem da UENF

Leonardo Camisassa Fernandes

Graduado em Economia (PUC-MG), mestre em Economia (CEDEPLAR-UFMG). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da UENF.

Referências

ANP. Guia dos Royalties do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro, 2011, site: http://www.anp.gov.br/conheca/livros.asp.

BERCOVICI, g. O Federalismo no Brasil e os limites da competência legislativa e administrativa:memórias da pesquisa. Revista Jurídica, Brasília, v.10, n.9. Edição Especial, 2008, site http://www.planalto.gov.br /revista jurídica.

GIAMBIAGI, Fábio, ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas. Teoria e Prática no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GOBETTI, S. W. Federalismo e rendas petrolíferas no Brasil e no mundo. In: PIQUET, R. (Org.). Mar de riqueza, terras de contrastes: o petróleo no Brasil. Rio de Janeiro, Mauad X: FAPERJ, 2011a.

GOBETTI, S. W. Federalismo fiscal e petróleo no Brasil e no mundo. IPEA. Texto para Discussão nº 1669. Rio de Janeiro. Outubro de 2011b.

LEAL, J. A. E SERRA, R. V. Uma investigação sobre os critérios de repartição dos royalties petrolíferos. In: PIQUET, R. (ORG.) Petróleo, Royalties e Região. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

MONTORO FILHO, André Franco. Federalismo e reforma fiscal. Revista de Economia Política, vol. 14, nº 3 (55), julho-setembro/1994.

NAZARETH, P. SALLES J. e QUINTANILHA,N. O Rio de Janeiro e o Pré-sal: o novo marco regulatório e os impactos nas finanças do estado e dos municípios. In: PIQUET, R. (Org.) Mar de riqueza, terras de contrastes: o petróleo no Brasil. Rio de Janeiro, Mauad X: FAPERJ, 2011.

PRADO, Sérgio. Distribuição intergovernamental de recursos na Federação brasileira. In: REZENDE, Fernando e OLIVEIRA, Fabrício Augusto (Orgs). Descentralização e Federalismo Fiscal no Brasil:. Desafios da Reforma Tributária. Rio de Janeiro, Konrad Adenauer Stiftung, 2003.

REZENDE, Fernando e AFONSO, José Roberto. A Federação brasileira: desafios e perspectivas. In: REZENDE, Fernando e OLIVEIRA, Fabrício Augusto (Orgs.) Federalismo e integração econômica regional: desafios para o Mercosul. Rio de Janeiro, Konrad Adenauer Stiftung, 2004.

SERRA, Rodrigo. Nocaute? In: Petróleo, Royalties & Região, ano X, nº 40, jun. 2013. Disponível em: http: www.royaltiesdopetroleo.ucam-campos.br

SERRA, Rodrigo e PATRÃO, Carla. Impropriedades dos critérios de distribuição dos royalties no Brasil. In: PIQUET, Rosélia (Organizadora) Petróleo, royalties e região. Rio de Janeiro, Garamond, 2003.

SERRA, Rodrigo e VILANI, Rodrigo. Royalties: uma discussão inacabada. Jornal dos Economistas, n.282, jan. 2013.

TOLMASQUIM, M. T. e PINTO Jr., H. Q. Marcos regulatórios da indústria mundial de petróleo. Rio de Janeiro, Synergia: EPE, 2011.

ZYLBERSZTAIN,David e ANGEL,Sonia. A reforma do setor petróleo de 1997: racionalidade e implementação. In: GIAMBIAGI,Fabio. LUCAS, Luiz PauloVeloso. Petróleo : reforma e contrarreforma do setor petrolífero brasileiro. Rio de janeiro: Elsevier, 2013.

Downloads

Publicado

2016-02-04

Como Citar

Terra, D. C. T., Souza, J. de, & Fernandes, L. C. (2016). Federalismo no Brasil e o Debate sobre o Rateio das Receitas do Petróleo. Revista De Ciências Sociais, 45(2), 185–209. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2507