Federalismo no Brasil e o Debate sobre o Rateio das Receitas do Petróleo

Autores/as

  • Denise Cunha Tavares Terra Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Joseane de Souza Centro de Ciências do Homem da UENF.
  • Leonardo Camisassa Fernandes

Palabras clave:

Federalismo, Petróleo, Regulação, Royalties, Experiências Internacionais

Resumen

Esse artigo objetiva trazer contribuições ao debate sobre o novo modelo de rateio das receitas do petróleo estabelecido pelo marco regulatório do pré-sal. O modelo vigente gera um padrão de concentração regional dos royalties que se torna insustentável diante das perspectivas de volumosas receitas bem como pelo não atendimento a qualquer objetivo de justiça intergeracional. A metodologia perpassa por uma discussão sobre o equilíbrio econômico e fiscal dentro da estrutura federativa brasileira e pela análise de algumas experiências internacionais sobre o gerenciamento e divisão das receitas provenientes desse recurso natural.  Os resultados apontam não haver um padrão único de distribuição dos royalties e o peso relativo do petróleo nos respectivos PIB’s, a propriedade das reservas e o grau de (des)centralização fiscal  são informações que devem ser consideras nesta avaliação.

 

Biografía del autor/a

Denise Cunha Tavares Terra, Centro de Ciências do Homem da UENF.

Graduada Ciências Econômicas (UCAM), mestre em Ciência Política (IUPERJ) e doutora em Geografia (UFRJ). Professora associada do Centro de Ciências do Homem da UENF.

Joseane de Souza, Centro de Ciências do Homem da UENF.

Graduada em Ciências Econômicas (UFMG); mestre e doutora em Demografia (CEDEPLAR-UFMG). Professora associada do Centro de Ciências do Homem da UENF

Leonardo Camisassa Fernandes

Graduado em Economia (PUC-MG), mestre em Economia (CEDEPLAR-UFMG). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Sociologia Política da UENF.

Citas

ANP. Guia dos Royalties do Petróleo e do Gás Natural. Rio de Janeiro, 2011, site: http://www.anp.gov.br/conheca/livros.asp.

BERCOVICI, g. O Federalismo no Brasil e os limites da competência legislativa e administrativa:memórias da pesquisa. Revista Jurídica, Brasília, v.10, n.9. Edição Especial, 2008, site http://www.planalto.gov.br /revista jurídica.

GIAMBIAGI, Fábio, ALÉM, Ana Cláudia. Finanças Públicas. Teoria e Prática no Brasil. 3.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

GOBETTI, S. W. Federalismo e rendas petrolíferas no Brasil e no mundo. In: PIQUET, R. (Org.). Mar de riqueza, terras de contrastes: o petróleo no Brasil. Rio de Janeiro, Mauad X: FAPERJ, 2011a.

GOBETTI, S. W. Federalismo fiscal e petróleo no Brasil e no mundo. IPEA. Texto para Discussão nº 1669. Rio de Janeiro. Outubro de 2011b.

LEAL, J. A. E SERRA, R. V. Uma investigação sobre os critérios de repartição dos royalties petrolíferos. In: PIQUET, R. (ORG.) Petróleo, Royalties e Região. Rio de Janeiro: Garamond, 2013.

MONTORO FILHO, André Franco. Federalismo e reforma fiscal. Revista de Economia Política, vol. 14, nº 3 (55), julho-setembro/1994.

NAZARETH, P. SALLES J. e QUINTANILHA,N. O Rio de Janeiro e o Pré-sal: o novo marco regulatório e os impactos nas finanças do estado e dos municípios. In: PIQUET, R. (Org.) Mar de riqueza, terras de contrastes: o petróleo no Brasil. Rio de Janeiro, Mauad X: FAPERJ, 2011.

PRADO, Sérgio. Distribuição intergovernamental de recursos na Federação brasileira. In: REZENDE, Fernando e OLIVEIRA, Fabrício Augusto (Orgs). Descentralização e Federalismo Fiscal no Brasil:. Desafios da Reforma Tributária. Rio de Janeiro, Konrad Adenauer Stiftung, 2003.

REZENDE, Fernando e AFONSO, José Roberto. A Federação brasileira: desafios e perspectivas. In: REZENDE, Fernando e OLIVEIRA, Fabrício Augusto (Orgs.) Federalismo e integração econômica regional: desafios para o Mercosul. Rio de Janeiro, Konrad Adenauer Stiftung, 2004.

SERRA, Rodrigo. Nocaute? In: Petróleo, Royalties & Região, ano X, nº 40, jun. 2013. Disponível em: http: www.royaltiesdopetroleo.ucam-campos.br

SERRA, Rodrigo e PATRÃO, Carla. Impropriedades dos critérios de distribuição dos royalties no Brasil. In: PIQUET, Rosélia (Organizadora) Petróleo, royalties e região. Rio de Janeiro, Garamond, 2003.

SERRA, Rodrigo e VILANI, Rodrigo. Royalties: uma discussão inacabada. Jornal dos Economistas, n.282, jan. 2013.

TOLMASQUIM, M. T. e PINTO Jr., H. Q. Marcos regulatórios da indústria mundial de petróleo. Rio de Janeiro, Synergia: EPE, 2011.

ZYLBERSZTAIN,David e ANGEL,Sonia. A reforma do setor petróleo de 1997: racionalidade e implementação. In: GIAMBIAGI,Fabio. LUCAS, Luiz PauloVeloso. Petróleo : reforma e contrarreforma do setor petrolífero brasileiro. Rio de janeiro: Elsevier, 2013.

Publicado

2016-02-04

Cómo citar

Terra, D. C. T., Souza, J. de, & Fernandes, L. C. (2016). Federalismo no Brasil e o Debate sobre o Rateio das Receitas do Petróleo. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 45(2), 185–209. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/2507