MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS

Autores

  • Ângela Julita Leitão de Carvalho Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Resumo

Este trabalho analisa diferentes posições teóricas relativas à compreensão das imagens cinematográficas. Enquanto para algumas escolas estéticas as imagens são cópias fiéis do objeto apreendido, para outras abordagens, devem ser consideradas como um processo de construção no qual estão presentes a subjetividade e os valores do artista. O estudo examina, também, a maneira através da qual o Cinema Novo, nos anos 1960, incorpora em sua estética traços do cinema moderno e crítico que se desenvolve à época, passando a entender a construção das imagens cinematográficas como simulação e engano, e não como representação fiel do "real".

Biografia do Autor

Ângela Julita Leitão de Carvalho, Universidade de Fortaleza (UNIFOR)

Doutora em Sociologia pela Universodade Federal do Ceará (2006), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (1984), Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Ceará (1974). Atualmente é professora adjunto da Universidade de Fortaleza e ministra aula nos Cursos de Sociologia e Política, Jornalismo e Áudio Visual e Novas Mídias. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociedade, Política e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, gênero e cinema.

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

Carvalho, Ângela J. L. de. (2018). MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS. Revista De Ciências Sociais, 38(1), 19–29. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33403