MÚLTIPLOS OLHARES SOBRE IMAGENS CINEMATOGRÁFICAS
Resumen
Este trabalho analisa diferentes posições teóricas relativas à compreensão das imagens cinematográficas. Enquanto para algumas escolas estéticas as imagens são cópias fiéis do objeto apreendido, para outras abordagens, devem ser consideradas como um processo de construção no qual estão presentes a subjetividade e os valores do artista. O estudo examina, também, a maneira através da qual o Cinema Novo, nos anos 1960, incorpora em sua estética traços do cinema moderno e crítico que se desenvolve à época, passando a entender a construção das imagens cinematográficas como simulação e engano, e não como representação fiel do "real".
Citas
ADORNO, Theodor e Horkheimer, Max. Dialética do
esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
ANDREW, ]. Dudley. As principais teorias do cinema: uma
introdução. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1989.
AUMONT, Iacques e outros. A estética do filme. Campinas, SP:
Papirus, 2002.
BAZIN, André. Ontologia da imagem cinematográfica, in A
experiência do cinema (org.) Ismail Xavier. Rio de Janeiro:
Edições Graal, 2005.
BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era de sua
reprodutibilidade técnica': in Magia e técnica, arte e política.
São Paulo: Brasiliense, 1994.
ECO, Umberto. Obra Aberta. São Paulo: Perspectiva, 2000.
BENTES, Ivana. Glauber Rocha: cartas ao mundo. São Paulo:
Companhia das Letras, 1997.
FIGUEIRÔA, Alexandre. Cinema Novo: a onda do jovem cinema
e sua recepção na França. Campinas-SP: Papirus, 2004.
GOMES, Paulo Emílio SaIles. Cinema: trajetória no
subdesenvolvimento. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
METZ, Christian. A Significação no cinema. São Paulo:
Perspectiva, 1977.
MOURA, Roberto. "A Bela Época (Primórdios - 1912)"; Cinema
Carioca (1912-1930), in História do cinema brasileiro (org.)
Fernão Ramos. São Paulo: Art Editora, 1987.
PARANAGUÁ, Paulo Antonio. "Vera Cruz (Companhia
Cinematográfica Vera Cruz)", in Enciclopédia do Cinema
Nacional Fernão Pessoa Ramos, Luiz Felipe Miranda (org.) -
São Paulo: Editora SENAC São Paulo, 2000, p. 561; 288.
STAM, Robert. Introdução à teoria do cinema. Campinas-São
Paulo: Papirus, 2003.
VANOYE, Francis e Goliot-Lété, Anne. Ensaio sobre a análise
fílmica. Campinas-SP: Papirus, 2002.
VIElRA, João Luís. "Chanchada': in Enciclopédia do Cinema
Nacional. Fernão Pessoa Ramos, Luiz Felipe Miranda.(org.)
- São Paulo: Editora SENAC, 2000, p. 117/119.
___ o O Olhar e a cena: melodrama, Holywood, cinema novo,
Nelson Rodrigues. São Paulo: Cosac e Naify, 2003.
___ o O Discurso Cinematográfico: a opacidade e a
transparência, 3" edição. São Paulo: Paz e Terra, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).