AUTONOMIZAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO E SINGULARIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A INSTITUIÇÃO DO LUGAR SOCIAL DA ARTE E DO ARTISTA EM FORTALEZA

Autores

  • Kadma Marques Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

Este artigo discute a autonomização do campo artístico cearense, a partir de mudanças no lugar social da arte e do artista modernos. A Ceará IlIustrado, periódico exemplar do jornalismo cultural dos anos 1920, revela esse fenômeno em sua gênese. Assiste-se, a partir de então, a uma crescente densificação semântica da arte (concebida como forma) e social do artista (concebido como criador incriado). Tal densificação conduziu à singularização da experiência estética do público cultivado de pintura. A emergência do habitus silencioso desse público diante de obras foi tomada como índice de tal processo de singularização.

Biografia do Autor

Kadma Marques, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Sociologia, professora da Universidade Estadual do Ceará.

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Periódicos consultados:

CEARÁ ILLUSTRADO (1924/1925)

GAZETA DE NOTICIAS

O NORDESTE

BATACLAN

AJANDAIA

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Publicado

2018-08-24

Como Citar

Marques, K. (2018). AUTONOMIZAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO E SINGULARIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A INSTITUIÇÃO DO LUGAR SOCIAL DA ARTE E DO ARTISTA EM FORTALEZA. Revista De Ciências Sociais, 38(1), 30–52. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33463