AUTONOMIZAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO E SINGULARIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A INSTITUIÇÃO DO LUGAR SOCIAL DA ARTE E DO ARTISTA EM FORTALEZA

Autores/as

  • Kadma Marques Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumen

Este artigo discute a autonomização do campo artístico cearense, a partir de mudanças no lugar social da arte e do artista modernos. A Ceará IlIustrado, periódico exemplar do jornalismo cultural dos anos 1920, revela esse fenômeno em sua gênese. Assiste-se, a partir de então, a uma crescente densificação semântica da arte (concebida como forma) e social do artista (concebido como criador incriado). Tal densificação conduziu à singularização da experiência estética do público cultivado de pintura. A emergência do habitus silencioso desse público diante de obras foi tomada como índice de tal processo de singularização.

Biografía del autor/a

Kadma Marques, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Sociologia, professora da Universidade Estadual do Ceará.

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Periódicos consultados:

CEARÁ ILLUSTRADO (1924/1925)

GAZETA DE NOTICIAS

O NORDESTE

BATACLAN

AJANDAIA

Publicado

2018-08-24

Cómo citar

Marques, K. (2018). AUTONOMIZAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO E SINGULARIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A INSTITUIÇÃO DO LUGAR SOCIAL DA ARTE E DO ARTISTA EM FORTALEZA. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 38(1), 30–52. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/33463