AUTONOMIZAÇÃO DO CAMPO ARTÍSTICO E SINGULARIZAÇÃO DA EXPERIÊNCIA ESTÉTICA: A INSTITUIÇÃO DO LUGAR SOCIAL DA ARTE E DO ARTISTA EM FORTALEZA
Resumen
Este artigo discute a autonomização do campo artístico cearense, a partir de mudanças no lugar social da arte e do artista modernos. A Ceará IlIustrado, periódico exemplar do jornalismo cultural dos anos 1920, revela esse fenômeno em sua gênese. Assiste-se, a partir de então, a uma crescente densificação semântica da arte (concebida como forma) e social do artista (concebido como criador incriado). Tal densificação conduziu à singularização da experiência estética do público cultivado de pintura. A emergência do habitus silencioso desse público diante de obras foi tomada como índice de tal processo de singularização.Citas
AZEVEDO, Otacílio de. Fortaleza Descalça: reminiscências.
Fortaleza: Edições da Universidade Federal do Ceará I
Prefeitura Municipal de Fortaleza, 1980.
BANDIER, Norbert. Lexploitation d'archives em sociologie de
l‘art. (Texto apresentado no XVII Congrês de I'AISLF,2004).
BAXANDALL, Michael. O olhar renascente: pintura e experiência
social na Itália da Renascença. Rio de Janeiro: Paz e Terra,
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand
Brasil S.A., 1989.
___ o As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário.
São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BURKE, Peter. "Anotações para uma história social do silêncio
no início da Europa moderna". In A arte da conversação. São
Paulo: UNESP, 1995.
ELIAS, Norbert. Ia société de cour. Champs/Flammarion, 1985.
ESTRIGAS - Nilo de Brito Firmeza. A fase renovadora da
pintura cearense. Fortaleza: Edições da Universidade Federal
do Ceará, 1983.
HEINICH, Nathalie. La Gloire de Van Gogh. Editions de Minuit,
LE BRETON, David. Du silence (essai). Editions Métailié. 1997.
ORLANDI, Eni. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos.
Campinas-SP: Ed. UNICAMP, 1997. (Coleção Repertórios)
PALLARES-BURKE, Maria Lúcia Garcia. The Spectator: o teatro
das luzes - diálogo e imprensa no século XVIII. São Paulo:
HUCITEC,1995.
Periódicos consultados:
CEARÁ ILLUSTRADO (1924/1925)
GAZETA DE NOTICIAS
O NORDESTE
BATACLAN
AJANDAIA
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).