PLURALISMO POLÍTICO E MÍDIA. DEMOCRACIA POSSÍVEL OU IMPOSITIVA?

Autores

  • Assuéro Ferreira Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

Neste artigo o autor discute, criticamente, a influência da mídia no processo democrático contemporâneo, concluindo que a mesma vem contribuindo, decisivamente, para fundar uma democracia impositiva ao invés de ajudar na construção de uma democracia representativa. Neste sentido, o elemento fundamental que embasa a dinâmica do processo é a persuasão e ele deve realizar-se na ausência de co-presenças em conflitos, mas sim, mediados pela informação fragmentária exposta pela mídia à semelhança da publicidade das mercadorias materiais ou simbólicas. Esta "fuga" da política no sentido clássico reencontra, como já havia pioneiramente analisado J. Schumpeter, um modo de fazer política em que se identifica a competição política com a competição econômica de mercado. Como dominam nesses  mercados estruturas oligopólicas o resultado é uma célere caminhada para estruturas de poder que se legitimam de modo impositivo, de forma direta ou simbólica, desprezando em geral os interesses das classes ou segmentos de classes não dominantes. 

Biografia do Autor

Assuéro Ferreira, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor Titular da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade da Universidade Federal do Ceará 

Referências

ARENDT, H. (1983) - A Condição Humana. Rio de Janeiro: Ed. Forense-Universitária;

BOBBIO, N. (1986) - O Futuro da Democracia. Uma defesa das regras do Jogo. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.

BOURDIEU, P. (1997) - Sobre a Televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

BRETO , A. (1974) - The Economic Theory of Representative Government. Chicago: Aldine Publishing, CO.

CARVALHO, R. V. A. de (1999) - Transição Democrática Brasileira e Padrão Midiático da Política. Campinas: Pontes Editores.

CASTELLS, M. (1999) - O Poder da Identidade. Vol. II. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra.

CHAMPAG E, P. (1998) - Formar a Opinião. O novo jogo político. Petrópolis: Editora Vozes.

DAHL, R. (1981) - Análise política Moderna. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

DAHL, R. (1989) - Um Prefácio à Teoria Democrática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor.

DEBRAY, R. (1994) - O Estado Sedutor. As revoluções midialógicas do poder. Petrópolis: Editora Vozes.

DOWS, A. (1957) - An Economic Theory of Democracy. Nova York: Harper na Row.

ELIAS, Norbert (2000) - Os Estabelecidos e os Outsiders. Sociologia das relações de poder de uma pequena comunidade (com a cooperação de John L. Scotson). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor. 2002

HABERMAS, J. (1980) - A Crise de Legitimação do Capitalismo Tardio. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

LINDBLOM, C. E. (1979) - Política e Mercados. Os sistemas políticos e econômicos do mundo. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

SCHUMPETER, J. A. (1984) - Capitalismo, Socialismo e Democracia. Rio de Janeiro: Zahar Editores.

SENNETI, R. (1998) - O Declínio do Homem Público. As tiranias da intimidade. São Paulo: Companhia das Letras.

SEVERIANO, M. DE F. V. (2001) - Narcisismo e publicidade: uma análise psicossocial dos ideais de consumo na contemporaneidade. São Paulo: Ed. Annablume.

Thompson, J. B. (1998) - A Mídia e a Modernidade. Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Editora Vozes.

WEBER, M. (1979) - Ensaios de Sociologia (Organização e Introdução de Gerth, H. H. e Wright Mills, C.). Rio de Janeiro: Zahar Editores.

Downloads

Publicado

2018-11-27

Como Citar

Ferreira, A. (2018). PLURALISMO POLÍTICO E MÍDIA. DEMOCRACIA POSSÍVEL OU IMPOSITIVA?. Revista De Ciências Sociais, 33(1), 61–71. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39617