Estado e Economia no Brasil: 1930-1964. Fundamentos da construção de um capitalismo urbano-industrial periférico
Resumo
Neste artigo, o autor demonstra como as transformações do aparelho de Estado no Brasil, nos anos 1930-60, foram dirigidas no sentido de dotar o mesmo de um caráter proativo no processo de reconstrução do capitalismo nacional em sua fase de ascensão urbano-industrial. Em síntese, conclui que o projeto estatal de reconstrução do capitalismo foi relativamente bem sucedido no tocante à afirmação de uma economia periférica dependente, mas, fracassou na construção de bases aceitáveis de justiça social.
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).