ARTE E CIDADANIA NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE FORTALEZA

Autores

  • Isaurora Cláudia Martins de Freitas Universidade Federal do Ceará (UFC)

Resumo

A utilização da arte como instrumento educativo que se propõe à "construção da cidadania" é a temática central do presente trabalho, que constitui uma tentativa de discutir a utilização político-pedagógica da arte como mediadora do processo de conversão à cidadania, de crianças e adolescentes da periferia de  Fortaleza, a partir de uma incursão pelas atividades que compõem o currículo da Escola de Dança e  Integração Social para Crianças e Adolescentes - EDISCA.

Biografia do Autor

Isaurora Cláudia Martins de Freitas, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará e professora da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Ceará.

Referências

ADORNO, Theodor W. "Educação Após Auschwitz" in: CONH, Gabriel (org.) Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.

BENJAMIN, Walter. "A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica" in: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985, pgs.165-196.

___ . Reflexões: A Criança, o Brinquedo, a Educação. São Paulo: Summus, 1984.

BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996

___ . O Poder Simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989.

___ . Meditações Pascalianas. Oeiras: Celta, 1998.

CANCLINI, Nestór García. As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.

CASTRO, Ana Lúcia de. Culto ao Corpo, Modernidade e Mídia. Texto Apresentado no Encontro de História

do Esporte, Lazer e Educação Física. Extraído da Internet, 1999.

DA MATTA, Roberto. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.

DUARTE JR., João-Fco. Fundamentos Estéticos da Educação. 2ed., Campinas: Papirus, 1988.

FARO, Antônio José. Pequena História da Dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

___ . Vigiar e Punir. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.

LOUIS, Murray. Por Dentro da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 199

MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.

MAUSS, Marcel, "As Técnicas Corporais" in: Sociologia e Antropologia, vol. 11. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1974.

SÜFFERT, Rátia Romera. Bailarina: Imagens da Construção de um Feminino. Brasília, UnB, 1994. 207p. Dissertação. (Mestrado em Antropologia Social)

ZALUAR, Alba. A Máquina e a Revolta: As Organizações Populares e o Significado da Pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.

___ . Cidadãos não Vão ao Paraíso: Juventude e Política Social. São Paulo: Escuta; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.

Downloads

Publicado

2018-11-29

Como Citar

Freitas, I. C. M. de. (2018). ARTE E CIDADANIA NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE FORTALEZA. Revista De Ciências Sociais, 32(1/2), 69–76. Recuperado de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/39743

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)