O Novo Mais Educação e sua apropriação por uma escola municipal de Fortaleza

Autores

  • Glaucia Maria Pinheiro da Silva Pinheiro Universidade Estadual do Ceará
  • Isaurora Cláudia Martins de Freitas Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a03

Palavras-chave:

Política pública, Novo Mais Educação, Escola em tempo integral, Qualidade da Educação

Resumo

O artigo analisa como o Programa Novo Mais Educação (PNME) foi utilizado por uma escola da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e seus impactos no cotidiano escolar e na aprendizagem. Considerando esta política pública como indutora de uma escola em tempo integral, a pesquisa permitiu discutir a educação em tempo integral e a qualidade da educação. Adotou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa documental, entrevistas individuais e em grupo, percebendo-se o contexto da implementação do PNME e suas diretrizes no Brasil e Fortaleza. Concluímos que o Programa contribui com o aumento da permanência do aluno na escola, melhora a aprendizagem e os índices do IDEB, mas não promove uma educação integral, pois funciona mais como reforço das disciplinas de português e matemática.

 

Palavras-chaves: Política Pública. Novo Mais Educação. Escola em tempo integral. Qualidade da educação.

 

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Publicado

2022-11-01

Como Citar

Pinheiro, G. M. P. da S., & Freitas, I. C. M. de. (2022). O Novo Mais Educação e sua apropriação por uma escola municipal de Fortaleza. Revista De Ciências Sociais, 53(3), 295–336. https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a03