O Novo Mais Educação e sua apropriação por uma escola municipal de Fortaleza
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.53.3.a03Palabras clave:
Política pública, Novo Mais Educação, Escola em tempo integral, Qualidade da EducaçãoResumen
O artigo analisa como o Programa Novo Mais Educação (PNME) foi utilizado por uma escola da rede pública municipal de ensino de Fortaleza e seus impactos no cotidiano escolar e na aprendizagem. Considerando esta política pública como indutora de uma escola em tempo integral, a pesquisa permitiu discutir a educação em tempo integral e a qualidade da educação. Adotou-se uma abordagem qualitativa com pesquisa documental, entrevistas individuais e em grupo, percebendo-se o contexto da implementação do PNME e suas diretrizes no Brasil e Fortaleza. Concluímos que o Programa contribui com o aumento da permanência do aluno na escola, melhora a aprendizagem e os índices do IDEB, mas não promove uma educação integral, pois funciona mais como reforço das disciplinas de português e matemática.
Palavras-chaves: Política Pública. Novo Mais Educação. Escola em tempo integral. Qualidade da educação.
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