ARTE E CIDADANIA NUMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES DA PERIFERIA DE FORTALEZA
Resumen
A utilização da arte como instrumento educativo que se propõe à "construção da cidadania" é a temática central do presente trabalho, que constitui uma tentativa de discutir a utilização político-pedagógica da arte como mediadora do processo de conversão à cidadania, de crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza, a partir de uma incursão pelas atividades que compõem o currículo da Escola de Dança e Integração Social para Crianças e Adolescentes - EDISCA.
Citas
ADORNO, Theodor W. "Educação Após Auschwitz" in: CONH, Gabriel (org.) Sociologia. São Paulo: Ática, 1986.
BENJAMIN, Walter. "A Obra de Arte na Era de sua Reprodutibilidade Técnica" in: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1985, pgs.165-196.
___ . Reflexões: A Criança, o Brinquedo, a Educação. São Paulo: Summus, 1984.
BOURDIEU, Pierre. As Regras da Arte. São Paulo: Companhia das Letras, 1996
___ . O Poder Simbólico. Lisboa: DIFEL, 1989.
___ . Meditações Pascalianas. Oeiras: Celta, 1998.
CANCLINI, Nestór García. As Culturas Populares no Capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1983.
CASTRO, Ana Lúcia de. Culto ao Corpo, Modernidade e Mídia. Texto Apresentado no Encontro de História
do Esporte, Lazer e Educação Física. Extraído da Internet, 1999.
DA MATTA, Roberto. A Casa e a Rua. Rio de Janeiro: Guanabara, 1991.
DUARTE JR., João-Fco. Fundamentos Estéticos da Educação. 2ed., Campinas: Papirus, 1988.
FARO, Antônio José. Pequena História da Dança. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
___ . Vigiar e Punir. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 1987.
LOUIS, Murray. Por Dentro da Dança. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 199
MARSHALL, T. H. Cidadania, Classe Social e Status. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1967.
MAUSS, Marcel, "As Técnicas Corporais" in: Sociologia e Antropologia, vol. 11. São Paulo: E.P.U./EDUSP, 1974.
SÜFFERT, Rátia Romera. Bailarina: Imagens da Construção de um Feminino. Brasília, UnB, 1994. 207p. Dissertação. (Mestrado em Antropologia Social)
ZALUAR, Alba. A Máquina e a Revolta: As Organizações Populares e o Significado da Pobreza. São Paulo: Brasiliense, 1985.
___ . Cidadãos não Vão ao Paraíso: Juventude e Política Social. São Paulo: Escuta; Campinas: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1994.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).