Interdiciplinaridade e pesquisa: marcas de uma trajetória institucional
Palavras-chave:
Pós-Graduação, Sociologia, Memória, Pesquisa AcadêmicaResumo
O artigo expoe parte da história academica do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Federal do Ceará, priorizando o que é denominado por “marcas e experiências de uma trajetória”. Analisa o percurso do Programa atraves de duas características: a interdisciplinaridade das áreas de Sociologia, Antropologia e Ciencia Política e a prática iniciática de pesquisa que lhes concedeu liga e convívio. Considera que apenas posteriormente, as disciplinas atualmente classificadas por áreas tomaram o lugar daquilo que era vivenciado como “saberes das Ciencias Sociais”, emprestando nome fidedigno ao curso de graduação, que se desdobrou em mestrado e doutorado. Toma como referencia principal a experiencia interdisciplinar do Núcleo de Antropologia da Política, NuaP, (1997-2005) que articulou pesquisas de cunho nacional, envolvendo vários professores do Programa e inaugurando formas inovadoras de pensar e construir recortes analíticos.
Referências
BARREIRA, Irlys. Imagens ritualizadas: apresentação de mulheres em cenários eleitorais. Campinas-SP: Pontes, 2008.
BARREIRA, César; BARREIRA, Irlys. Etnografias na cidade: redes, conflitos e lugares, Campinas-SP: Pontes, 2012.
BARREIRA, Irlys; PALMEIRA, Moacir. Candidatos e candidaturas: enredos de campanha eleitoral no Brasil, Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998.
BEZERRA, Antonádia. O tempo de Brasilia: etnografando lugares-eventos na política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2003. Coleção Antropologia da Política, v. 21.
BEZERRA, Marcos Octávio. Em nome das bases: política, favor e dependência social. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999. Coleção Antropologia da Política, v. 3.
COMEFORD, John Cunha. Fazendo a Luta: sociabilidade, falas e rituais na construção de organizações camponesas. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1999. Coleção Antropologia da Política, v. 5.
GONÇALVES, Danyelle Nilin. Jovens na politica: animação e agenciamento do voto em campanha eleitoriais, Campinas-SP: Pontes, 2012.
HERÉDIA, Beatriz (org.). Continuidades e rupturas na política cearense. Campinas-SP: Pontes, 2008.
MARQUES, Ana Cláudia. Intrigas e Questões: vinganças de família e tramas sociais no sertão de Pernambuco. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002. Coleção Antropologia da Política, v. 17.
_____. (org.). Conflitos, política e relações pessoais. Campinas-SP: Pontes, 2008.
MATTOS, Geísa. A favor da Comunidade: Modos de viver a política no bairro. Campinas-SP: Pontes, 2012.
MIRANDA, Júlia; PORDEUS Jr., Ismael; LAPLANTINE, François. (orgs.). Imaginarios Sociais em Movimento: oralidade e escrita em contextos multiculturais. Campinas-SP: Pontes, 2006.
PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César. Introdução. In: PALMEIRA, Moacir; BARREIRA, César (Org.). Política no Brasil: visões de antropólogos. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Núcleo de Antropologia da Política/UFRJ, 2004, p. 9-22.
RCS. Revista de Ciências Sociais da UFC. Dossiê Brasil/ Portugal: Caminhos Cruzados (org.: Irlys Alencar F. Barreira), Fortaleza: Univesidade Federal do Ceará/ Banco do Nordeste, v. 41, n. 2, Jul/dez. 2010.
SÁ, Leonardo Damasceno de. Os filhos do Estado: autoimagem e disciplina na formação dos oficiais da Polícia Militar do Ceará. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2002. Coleção Antropologia da Política, v. 15.
SILVA, Clódson Santos. Do lado de cá e do lado de lá: tempos e espaços dos conflitos da politica, Campinas-SP: Pontes, 2012.
TEIXEIRA, Carla Costa. A Honra da política. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1998. Coleção Antropologia da Política, v. 1.
VIEIRA, Maria Sulamita de Almeida. Caminho das Ciências Sociais na UFC. 1. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2016.
VILELA, Jorge Mattar. Política e eleições no sertão de Pernambuco. Campinas-SP: Pontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).