Matadores de Aluguel: códigos e mediações. Na rota de uma pesquisa
Resumo
Este estudo tem como tema central analisar o matador de aluguel ou pistoleiro, personagem da sociedade brasileira, originário do espaço social agrário e da região Nordeste, privilegiando a compreensão dos códigos sociais de honra e vingança. O personagem que será trabalhado nesse artigo é o “braço armado”, o “autor material” dos crimes de mando, de crimes “de encomenda”, e, ou dos crimes de pistolagem. Nas últimas décadas os “crimes de pistolagem” deixam de ser um fenômeno, eminentemente rural, passando a ocupar espaços no cenário urbano. Um aspecto importante, é que não existe uma única conduta dos pistoleiros (matam os seus desafetos e os desafetos de outrem), como também, não existe uma única explicação para as suas ações delituosas. Neste sentido, se estes aspectos dificultam conclusões apressadas e formais, por outro lado, colocam o fenômeno dentro de uma complexa e rica rede de valores sociais.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).