PPP da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê
a narrativa de um sonho
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d02Resumo
O artigo pretende realizar uma leitura respeitosa e contextualizada do projeto político pedagógico da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê, situada em Cumuruxatiba no município de Prado na Bahia, criada por inciativa e luta do povo Pataxó. Tal leitura pretende cotejar qual é a experiência intercultural pensada e vivida por eles no cotidiano de suas práticas escolares. Para tanto, autores indígenas e não indígenas serão postos em diálogo, a saber: Daniel Munduruku (2012a; 2013b), Nestor Canclini (1983), Vera Candau (2008) e Stuart Hall (2003). Todas essas leituras apontam para a educação intercultural como meio para garantir que a diferença será reconhecida, na mesma medida em que as desigualdades que remontam há séculos serão problematizadas e solucionadas, no campo das disputas por reconhecimento e direitos.
Palavras-chave: Educação; PPP; Interculturalidade; Indí-
gena; Pataxó.
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