PPP da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê

a narrativa de um sonho

Autores/as

  • Vera Lúcia da Silva Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d02

Resumen

O artigo pretende realizar uma leitura respeitosa e contextualizada do projeto político pedagógico da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê, situada em Cumuruxatiba no município de Prado na Bahia, criada por inciativa e luta do povo Pataxó. Tal leitura pretende cotejar qual é a experiência intercultural pensada e vivida por eles no cotidiano de suas práticas escolares. Para tanto, autores indígenas e não indígenas serão postos em diálogo, a saber: Daniel Munduruku (2012a; 2013b), Nestor Canclini (1983), Vera Candau (2008) e Stuart Hall (2003). Todas essas leituras apontam para a educação intercultural como meio para garantir que a diferença será reconhecida, na mesma medida em que as desigualdades que remontam há séculos serão problematizadas e solucionadas, no campo das disputas por reconhecimento e direitos.

Palavras-chave: Educação; PPP; Interculturalidade; Indí-
gena; Pataxó.

Biografía del autor/a

Vera Lúcia da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia - UFSB

Professora de Língua Portuguesa da educação básica na rede pública estadual da Bahia, mestra em Literatura. Cultura e Contemporaneidade na PUC Rio, doutoranda do programa de pós-graduação em Estado e Sociedade da Unifersidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Tem como principal publicação o artigo "Os Pataxó do Prado -BA: uma leitura em vozes diversas, disponível em http://www.revistas2.uepg.br/index.php/muitasvozes/article/view/7259, bem como em versão impressa da revista.

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Publicado

2019-11-01

Cómo citar

Silva, V. L. da. (2019). PPP da Escola Estadual Indígena Kijêtxawê Zabelê: a narrativa de um sonho. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 50(3), 29–72. https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d02

Número

Sección

Dossiê: Novos sujeitos, novos direitos e cidadania: pluralismos e perspectivas do Sul