Mulheres negras do Sul Catarinense
os sentidos atribuidos a suas vivências de escolarização
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d05Resumo
Esta pesquisa buscou conhecer os sentidos subjetivos atribuídos ao processo de
escolarização por mulheres negras no sul catarinense. Em meio as questões étnico-raciais e de
gênero, a busca pela igualdade surge como temática, sobretudo em espaços educativos, como
escolas e universidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Nesta
pesquisa foram entrevistadas dez mulheres negras de uma associação relacionada ao
movimento negro da cidade pesquisada. Como resultados, as entrevistadas relataram ter
vivenciado o preconceito na escola e na comunidade, além de dificuldades em dar
continuidade aos estudos por conta da baixa renda familiar. Ao mesmo tempo, apontaram a
importância da escolarização em suas histórias de vidas, sobretudo, como via de ascensão
social.
Palavras-chave: Gênero; Raça; Educação.
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