Mulheres negras do Sul Catarinense

os sentidos atribuidos a suas vivências de escolarização

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d05

Resumen

Esta pesquisa buscou conhecer os sentidos subjetivos atribuídos ao processo de
escolarização por mulheres negras no sul catarinense. Em meio as questões étnico-raciais e de
gênero, a busca pela igualdade surge como temática, sobretudo em espaços educativos, como
escolas e universidades. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório. Nesta
pesquisa foram entrevistadas dez mulheres negras de uma associação relacionada ao
movimento negro da cidade pesquisada. Como resultados, as entrevistadas relataram ter
vivenciado o preconceito na escola e na comunidade, além de dificuldades em dar
continuidade aos estudos por conta da baixa renda familiar. Ao mesmo tempo, apontaram a
importância da escolarização em suas histórias de vidas, sobretudo, como via de ascensão
social.

Palavras-chave: Gênero; Raça; Educação.

Biografía del autor/a

Gabriela Pereira Vidal, Centro Universitário Barriga Verde

Graduada em Psicologia no Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE em Orleans/SC em 2018. Cursando a Formação e Especialização em Psicodrama nível 1 na Viver Psicologia em Tubarão/SC.

Fernanda Zanette de Oliveira, Centro Universitário Barriga Verde

Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2012) e mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2016). Atualmente é professora titular das disciplinas de Gestalt, Processos Grupais, Psicologia Educacional I e Supervisão Estágio Específico na área da Saúde, no curso de Psicologia do Centro Universitário Barriga Verde - Unibave. É assessora do Núcleo de Apoio à Acessibilidade do Centro Universitário Barriga Verde ? Unibave. Atua como Psicóloga Clínica e cursa a Formação Plena em Gestalt-Terapia pelo Comunidade Gestáltica (Florianópolis).

Janaina Damasio Vitorio, Universidade do Extremo Sul Catarinense

Mestra em Desenvolvimento Socioeconômico, pelo programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Socieconômico pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2017). Graduação em Psicologia pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2007). Especialização em Psicologia da Educação pela ESUCRI. Atualmente é coordenadora da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro do NEAB - Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias da Universidade do Extremo Sul Catarinense. Membro do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismo[s]/ UNESC. Vice-Presidente do CODEC - Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Criciúma. Membro da ONG de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vivência MUNMVI. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidades, mediação de conflitos, inclusão, políticas e universidade.

Fabia Alberton da Silva Galvane, Centro Universitário Barriga Verde

Possui graduação em psicologia - UNIBAVE (2010). Pós- Graduada em Gestão estratégica de Pessoas pela Faculdade Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial- SENAC (2012). Mestrado em Desenvolvimento Socioeconômico pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Extremo Sul Catarinense -PPGDS/UNESC (2014-2016). Professora de ensino superior no Centro Universitário Barriga Verde - UNIBAVE, nos cursos de Engenharia de Produção, Engenharia Civil e Técnico em Logística - Disciplina de Gestão Estratégica de Pessoas. E, professora, na mesma instituição, no curso de Psicologia- Disciplinas de Fundamentos epistemológicos da psicologia, Psicoterapia Breve, Psicanálise e de Psicologia ambiental nos cursos de Psicologia e Engenharia ambiental e sanitária na mesma instituição.

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Publicado

2019-11-01

Cómo citar

Vidal, G. P., Oliveira, F. Z. de, Vitorio, J. D., & Galvane, F. A. da S. (2019). Mulheres negras do Sul Catarinense: os sentidos atribuidos a suas vivências de escolarização. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 50(3), 159–194. https://doi.org/10.36517/rcs.50.3.d05

Número

Sección

Dossiê: Novos sujeitos, novos direitos e cidadania: pluralismos e perspectivas do Sul