Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d04

Palavras-chave:

Reprodução Social, Trajetórias, Escola de elite

Resumo

O presente trabalho propõe uma análise da trajetória social e das estratégias de reprodução social de um grupo familiar fundador de uma “escola de elite” de São Luis. O caso apresentado é um exemplo de como processos de socialização e escolarização de determinados agentes sociais que compõem uma família dirigente de uma escola, são decisivos para o tipo de estratégia de distinção desta num espaço escolar e urbano estratificado, em que o modo como a escola se apresenta e os valores que defende implicam, em atrair ou não, determinadas famílias para o seu empreendimento. Os dados empíricos foram construídos através de entrevista e leitura de documentos escritos pelo próprio agente entrevistado, um dos proprietários da instituição escolar analisada. O discurso dos dirigentes da escola revela uma relação com os discursos da “escola neoliberal” que tem emergido no Brasil e no mundo, desde a década de 1970.

Biografia do Autor

Juarez Lopes Carvalho Filho, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Sciences Sociales et Économiques, pelo Institut Catholique de Paris. Professor Associado do Departamento de Sociologia e Antropologia e do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, da Universidade Federal do Maranhão.

Leandro Augusto dos Remédios Costa, Universidade Federal do Maranhão

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Maranhão. Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais e doutorando pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2020-11-01

Como Citar

Carvalho Filho, J. L., & dos Remédios Costa, L. A. (2020). Sociologia de um grupo familiar administrador de uma escola de elite em São Luis do Maranhão. Revista De Ciências Sociais, 51(3), 101–130. https://doi.org/10.36517/rcs.51.3.d04

Edição

Seção

Dossiê Quando as ciências sociais encontram a educação: (re)pensando cenários c