Metrópole Comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano
Palavras-chave:
Arte, Antropologia, Metrópole Performática, Metrópole Ubíqua e Metrópoles ExterminadasResumo
Nesse artigo, percorro as relações que perfazem os terrenos da antropologia, artes e metrópole no contato glocal. Apresento uma rápida incursão sobre os conceitos-chave que caracterizam a metrópole comunicacional: metrópole performática, metrópole ubíqua e metrópoles exterminadas. Nesses escritos, emerge então um tipo “etnografi a ubíqua” baseada em tensões sincréticas e polifônicas que se performam entre identidades fl utuantes, fetichismos visuais e culturas digitais. Desse modo, a divisão comunicacional do trabalho entre quem narra e quem é narrado – entre auto e hetero-representação – penetra na contradição emergente
entre produção das tecnologias digitais e uso destas mesmas tecnologias por sujeitos ubíquos com autônomas visões do mundo.
Referências
BAKHTIN, M. L’autore e l’eroe. Teoria litteraria e scienze umane. Torino:
Einaudi, [1979] 1988.
CANEVACCI, M. Culturas eXtremas. Mutações juvenis entre corpos e
metrópole. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CANEVACCI, M. A Linha de po’. A cultura Bororo entre mutação e
auto-representação. São Paulo: Annablume, 2012.
GOLDBERG, R. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
MUDLER, A. (eds.). Transurbanism, V2. Rotterdam: NA Publisher, 2002.
PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,
ROSALDO, R. Culture & truth: The remaking of social analysis. Boston:
Beacon Press, 1989.
SOBCHACK, V. (ed.). Meta-morphing: Visual transformation and the
culture of Quick. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2000.
TURNER, V. From ritual to theatre: The human seriousness of play. New
York, New York: PAJ Publications, 1982.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).