Metrópole Comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano

Autores/as

  • Massimo Canevacci

Palabras clave:

Arte, Antropologia, Metrópole Performática, Metrópole Ubíqua e Metrópoles Exterminadas

Resumen

Nesse artigo, percorro as relações que perfazem os terrenos da antropologia, artes e metrópole no contato glocal. Apresento uma rápida incursão sobre os conceitos-chave que caracterizam a metrópole comunicacional: metrópole performática, metrópole ubíqua e metrópoles exterminadas. Nesses escritos, emerge então um tipo “etnografi a ubíqua” baseada em tensões sincréticas e polifônicas que se performam entre identidades fl utuantes, fetichismos visuais e culturas digitais. Desse modo, a divisão comunicacional do trabalho entre quem narra e quem é narrado – entre auto e hetero-representação – penetra na contradição emergente
entre produção das tecnologias digitais e uso destas mesmas tecnologias por sujeitos ubíquos com autônomas visões do mundo.

Biografía del autor/a

Massimo Canevacci

Professor de Antropologia Cultural e de Arte e Culturas Digitais na Faculdade de Ciências da Comunicação, Universidade de Roma “La Sapienza”. Desde 1984, ensina e faz pesquisa também no Brasil. Pelas pesquisas sobre São Paulo,recebeu, em 1995, do Governo Federal Brasileiro a “Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”. Como professor visitante, atuou em diversas universidades europeias, americanas, em Tóquio (Japão), em Nankin (China), Florianópolis (Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC), Rio de Janeiro (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), São Paulo (Universidade de São Paulo – USP). Atualmente, é professor visitante no Instituto de Estudos Avançados, na Universidade de São Paulo (IEA-USP) e integra a Comissão Científi ca do mesmo Instituto.

Citas

BAKHTIN, M. L’autore e l’eroe. Teoria litteraria e scienze umane. Torino:

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CANEVACCI, M. Culturas eXtremas. Mutações juvenis entre corpos e

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CANEVACCI, M. A Linha de po’. A cultura Bororo entre mutação e

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GOLDBERG, R. A arte da performance. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

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PESSOA, F. O eu profundo e os outros eus. Rio de Janeiro: Nova Fronteira,

ROSALDO, R. Culture & truth: The remaking of social analysis. Boston:

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SOBCHACK, V. (ed.). Meta-morphing: Visual transformation and the

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Publicado

2016-10-27

Cómo citar

Canevacci, M. (2016). Metrópole Comunicacional: arte pública, auto representação, sujeito transurbano. Revista De Ciências Sociais (Revista De Ciencias Sociales), 47(1), 173–191. Recuperado a partir de http://periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/5683