Pós-graduação em sociologia na Unicamp

mudanças e permanências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d02

Palavras-chave:

Pós-graduação em sociologia, Avaliação da pós-graduação, Relações de gênero, Carreira docente, Universidade Estadual de Campinas

Resumo

Nesse artigo, analisamos as mudanças e as permanências na pós-graduação em sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir de pesquisa empírica com depoimentos de 11 professores complementados e confrontados com informações estatísticas e documentais e pesquisa bibliográfica. Para isso, inicialmente, reconstruímos a história dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e em Ciências Sociais da Unicamp para, num segundo momento, delineamos as carreiras docentes dos professores que trabalham nesses Programas de Pós-graduação. A análise sobre as mudanças e as permanências da pós-graduação em sociologia da Unicamp informa mudanças e permanências mais gerais presentes na pós-graduação brasileira, isto é, respectivamente, as injunções do modelo CAPES de avaliação no trabalho docente e as desigualdades entre os sexos na carreira docente.

Biografia do Autor

Fernando Henrique Protetti, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Doutor em Educação (2019) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mestre em Educação Escolar (2010) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação à Distância (2012) pela Universidade Federal Fluminense (UFF), licenciado em Pedagogia (2012) pela Unicamp e licenciado e bacharel em Ciências Sociais (respectivamente, 2005 e 2008) pela Unesp. Atua como Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, e integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Diferenciação Sócio-Cultural (Gepedisc), linha de pesquisa Trabalho e Educação, da Faculdade de Educação da Unicamp. Seus estudos concentram-se na área de Educação, na interface entre Sociologia, Trabalho e Educação, com ênfase na educação superior e no trabalho docente.

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Publicado

2021-07-01

Como Citar

Protetti, F. H. (2021). Pós-graduação em sociologia na Unicamp: mudanças e permanências. Revista De Ciências Sociais, 52(2), 25–67. https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d02

Edição

Seção

Dossiê Ciências Sociais na Pós-Graduação