Graduation in Sociology at Unicamp
changes and permanences
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d02Keywords:
Graduation in Sociology, Graduation evaluation, Gender relations, Teaching career, University of CampinasAbstract
In this article, we analyze the changes and permanences in two graduate programs in Sociology at the University of Campinas (Unicamp), based on empirical research with testimonies given by 11 professors, which was complemented and confronted with statistical and documentary information and bibliographic research. For this, initially, we reconstruct the history of the Graduate Programs in Sociology and in Social Sciences at Unicamp, in order to, in a second moment, outline the teaching career of the professors who work in these Graduate Programs. The analysis of changes and permanences of those programs informs more general changes and permanences of Brazilian graduate, that is, respectively, the injunctions of the CAPES model of evaluation and the inequalities between the sexes in the teaching career.
References
BIANCHETTI, Lucídio. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação: entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. (org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 15-99.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. Entrevista Maria Célia Marcondes de Moraes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 369-386, mai./ago. 2008.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CANO, Wilson. Instituto de Economia da Unicamp: nota sobre sua origem e linhas gerais de sua evolução. In: SZMRECSÁNYI, Tamás; COELHO, Francisco da Silva. (org.). Ensaios de história do pensamento econômico no Brasil contemporâneo. São Paulo: Atlas, 2007, p. 199-209.
CASTILHO, Fausto; SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. (org.). O conceito de universidade no projeto da Unicamp. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Plataforma Lattes. Brasília: CNPq, 2018. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 12 mar. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. RN-028/2015. Bolsas Individuais no País. Estabelece as normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas no País. 2015. Disponível em: <http://memoria2.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132>. Acesso em: 09 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira. 2018a. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 26 dez. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria nº 182, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre processos avaliativos das propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento. 2018b. Disponível em: <http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=1022>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. GeoCapes - Sistema de Informações Georreferenciadas. Brasília: CAPES, 2018c. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes>. Acesso em: 27 jul. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação quadrienal 2017 do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2017a. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/avaliacao/gerarRelatorioView.jsf?idFicha=4743&idTipoAvaliacao=1&publico=true&popup=true#>. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação quadrienal 2017 do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2017b. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/avaliacao/gerarRelatorioView.xhtml?idFicha=7599&idTipoAvaliacao=1&publico=true&popup=true#>. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria n° 227, de 27 de novembro de 2017. Altera o Anexo da Portaria CAPES n° 34/2006 e inclui o Anexo II da Portaria CAPES n° 34/2016. 2017c. Disponível em: <http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=151#anchor>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação trienal 2004 do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2004. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=33003017/034/2003_034_33003017039P0_Ficha.pdf&aplicacao=avaliacaotrienal&idEtapa=2&ano=2003&tipo=divulga. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação trienal 2001 do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2001. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=33003017/034/2000_034_33003017015P3_Ficha.pdf&aplicacao=avaliacaotrienal&idEtapa=0&ano=2000&tipo=divulga. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação: síntese dos resultados: 1998. Brasília: CAPES, 1998.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação: síntese dos resultados: 1981-1993. Brasília: CAPES, 1996.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Prefácio. Da crítica à avaliação à avaliação crítica. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. (org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. ix-xiv.
FÁVERO, Osmar. Reavaliando as avaliações da CAPES. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. A avaliação da pós-graduação em debate. São Paulo: ANPEd, 1999, p. 5-27
FONSECA, Claudia. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 7, n. 16, p. 261-275, dez. 2001.
FRY, Peter Henry. Peter Henry Fry (depoimento, 2008). Rio de Janeiro: CPDOC/FGV; LAU/IFCS/UFRJ; ISCTE/IUL, 2010. 33 p. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/cientistas_sociais/peter_fry/TranscricaoPeterFry.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2019.
KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 67-75.
KUENZER, Acácia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1241-1362, set./dez. 2005.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 12 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contraste e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284, set./dez. 2003.
MARQUES, Fabrício. A escola de Campinas. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Especial Unicamp 50 anos, p. 72-75.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Avaliação na pós-graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de tese e dissertações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 187-214.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Paradigmas e adesões: temas para pensar a teoria e a prática em educação. Perspectiva, Florianópolis, ano 17, n. 32, p. 51-68, jul./dez. 1999.
PROTETTI, Fernando Henrique. Transformações nas condições de trabalho dos professores de sociologia da Universidade Estadual de Campinas. 2019. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) --- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 70-81, set./dez. 2005.
SGUISSARDI, Valdemar. Mercantilização e intensificação do trabalho docente: traços marcantes da expansão universitária brasileira hoje. In: LOPEZ SEGRERA, Francisco; RIVAROLA, Domingo M. (org.). La universidad ante los desafíos del siglo XXI. Asunción: Ediciones y Arte, 2010a. p. 295-315.
SGUISSARDI, Valdemar. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2010b. CD-ROM.
SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”: é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49-88, jan./jun. 2006.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA, Antonio Ozaí da. A corrida pelo Lattes. In: RAMPINELLI, Waldir José; ALVIM, Valdir; RODRIGUES, Gilmar. (org.). Universidade: a democracia ameaçada. São Paulo: Xamã, 2005, p. 87-96.
SOUZA, Aparecida Neri de. Trabalhar na universidade pública no Brasil, lugar de trabalho, qual trabalho? Revista da ABET, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 78-93, jan./jun. 2018.
SOUZA, Paulo Renato. A revolução gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SPAGNOLO, Fernando. Aumentaram os cursos “A” e “B”: consolidação da pós-graduação ou afrouxamento da avaliação? O futuro da avaliação da CAPES. INFOCAPES - Boletim Informativo da CAPES, Brasília, v. 3, n. 1-2, p. 6-18, jan./jun. 1995.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Informação de Pesquisa, Ensino e Extensão - SIPEX. Campinas, SP: CCUEC/UNICAMP, 2018. Disponível em: <https://www.unicamp.br/sipex/>. Acesso em: 17 fev. 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Anuários estatísticos. Campinas, SP: AEPLAN/Unicamp, 2017. Disponível em: <http://www.aeplan.unicamp.br/anuario/anuario.php>. Acesso em: 19 out. 2017.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Deliberação CONSU-A-006/2006, de 02 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Programa de Professor Colaborador e de Pesquisador Colaborador. 2006. Disponível em: <https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=2836>. Acesso em: 11 mar. 2018.
VELHO, Léa; LEÓN, Elena. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, n. 10, p. 309-344, 1998.
VIANA, Diego. Uma ponte entre as ciências. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Especial Unicamp 50 anos, p. 82-84.
VOGT, Carlos. Antonio Candido na Unicamp. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 11, p. 264-273, jun. 2009.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).