Pós-graduação em sociologia na Unicamp
mudanças e permanências
DOI:
https://doi.org/10.36517/rcs.52.2.d02Palabras clave:
Pós-graduação em sociologia, Avaliação da pós-graduação, Relações de gênero, Carreira docente, Universidade Estadual de CampinasResumen
Nesse artigo, analisamos as mudanças e as permanências na pós-graduação em sociologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) a partir de pesquisa empírica com depoimentos de 11 professores complementados e confrontados com informações estatísticas e documentais e pesquisa bibliográfica. Para isso, inicialmente, reconstruímos a história dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e em Ciências Sociais da Unicamp para, num segundo momento, delineamos as carreiras docentes dos professores que trabalham nesses Programas de Pós-graduação. A análise sobre as mudanças e as permanências da pós-graduação em sociologia da Unicamp informa mudanças e permanências mais gerais presentes na pós-graduação brasileira, isto é, respectivamente, as injunções do modelo CAPES de avaliação no trabalho docente e as desigualdades entre os sexos na carreira docente.
Citas
BIANCHETTI, Lucídio. Os dilemas do coordenador de programa de pós-graduação: entre o burocrático-administrativo e o acadêmico-pedagógico. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. (org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. 15-99.
BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. Entrevista Maria Célia Marcondes de Moraes. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, n. 38, p. 369-386, mai./ago. 2008.
BOURDIEU, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: Editora UNESP, 2004.
CANO, Wilson. Instituto de Economia da Unicamp: nota sobre sua origem e linhas gerais de sua evolução. In: SZMRECSÁNYI, Tamás; COELHO, Francisco da Silva. (org.). Ensaios de história do pensamento econômico no Brasil contemporâneo. São Paulo: Atlas, 2007, p. 199-209.
CASTILHO, Fausto; SOARES, Alexandre Guimarães Tadeu de. (org.). O conceito de universidade no projeto da Unicamp. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2008.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Plataforma Lattes. Brasília: CNPq, 2018. Disponível em: <http://lattes.cnpq.br/>. Acesso em: 12 mar. 2018.
CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. RN-028/2015. Bolsas Individuais no País. Estabelece as normas gerais e específicas para as modalidades de bolsas no País. 2015. Disponível em: <http://memoria2.cnpq.br/web/guest/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/2958271?COMPANY_ID=10132>. Acesso em: 09 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação. 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/perguntas-frequentes/avaliacao-da-pos-graduacao>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Plataforma Sucupira. 2018a. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/>. Acesso em: 26 dez. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria nº 182, de 14 de agosto de 2018. Dispõe sobre processos avaliativos das propostas de cursos novos e dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento. 2018b. Disponível em: <http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=1022>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. GeoCapes - Sistema de Informações Georreferenciadas. Brasília: CAPES, 2018c. Disponível em: <https://geocapes.capes.gov.br/geocapes>. Acesso em: 27 jul. 2018.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação quadrienal 2017 do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2017a. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/avaliacao/gerarRelatorioView.jsf?idFicha=4743&idTipoAvaliacao=1&publico=true&popup=true#>. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação quadrienal 2017 do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2017b. Disponível em: <https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/avaliacao/gerarRelatorioView.xhtml?idFicha=7599&idTipoAvaliacao=1&publico=true&popup=true#>. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Portaria n° 227, de 27 de novembro de 2017. Altera o Anexo da Portaria CAPES n° 34/2006 e inclui o Anexo II da Portaria CAPES n° 34/2016. 2017c. Disponível em: <http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=151#anchor>. Acesso em: 07 mar. 2021.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação trienal 2004 do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2004. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=33003017/034/2003_034_33003017039P0_Ficha.pdf&aplicacao=avaliacaotrienal&idEtapa=2&ano=2003&tipo=divulga. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Ficha de avaliação trienal 2001 do Programa de Pós-graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Brasília: CAPES, 2001. Disponível em: http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/VisualizadorServlet?nome=33003017/034/2000_034_33003017015P3_Ficha.pdf&aplicacao=avaliacaotrienal&idEtapa=0&ano=2000&tipo=divulga. Acesso em: 05 jan. 2019.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação: síntese dos resultados: 1998. Brasília: CAPES, 1998.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Avaliação da pós-graduação: síntese dos resultados: 1981-1993. Brasília: CAPES, 1996.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Prefácio. Da crítica à avaliação à avaliação crítica. In: BIANCHETTI, Lucídio; SGUISSARDI, Valdemar. (org.). Dilemas da pós-graduação: gestão e avaliação. Campinas, SP: Autores Associados, 2009, p. ix-xiv.
FÁVERO, Osmar. Reavaliando as avaliações da CAPES. In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. A avaliação da pós-graduação em debate. São Paulo: ANPEd, 1999, p. 5-27
FONSECA, Claudia. Avaliação dos programas de pós-graduação: do ponto de vista de um nativo. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, v. 7, n. 16, p. 261-275, dez. 2001.
FRY, Peter Henry. Peter Henry Fry (depoimento, 2008). Rio de Janeiro: CPDOC/FGV; LAU/IFCS/UFRJ; ISCTE/IUL, 2010. 33 p. Disponível em: <https://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/cientistas_sociais/peter_fry/TranscricaoPeterFry.pdf>. Acesso em: 05 jan. 2019.
KERGOAT, Danièle. Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo. In: HIRATA, Helena et al. (Org.). Dicionário crítico do feminismo. São Paulo: Editora UNESP, 2009, p. 67-75.
KUENZER, Acácia Zeneida; MORAES, Maria Célia Marcondes de. Temas e tramas na pós-graduação em educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 26, n. 93, p. 1241-1362, set./dez. 2005.
KUHN, Thomas Samuel. A estrutura das revoluções científicas. 12 ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.
LETA, Jacqueline. As mulheres na ciência brasileira: crescimento, contraste e um perfil de sucesso. Estudos Avançados, São Paulo, v. 17, n. 49, p. 271-284, set./dez. 2003.
MARQUES, Fabrício. A escola de Campinas. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Especial Unicamp 50 anos, p. 72-75.
MARX, Karl. O capital: crítica da economia política: Livro I: o processo de produção do capital. São Paulo: Boitempo, 2013.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Avaliação na pós-graduação brasileira: novos paradigmas, antigas controvérsias. In: BIANCHETTI, Lucídio; MACHADO, Ana Maria Netto. (org.). A bússola do escrever: desafios e estratégias na orientação e escrita de tese e dissertações. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2006, p. 187-214.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. Paradigmas e adesões: temas para pensar a teoria e a prática em educação. Perspectiva, Florianópolis, ano 17, n. 32, p. 51-68, jul./dez. 1999.
PROTETTI, Fernando Henrique. Transformações nas condições de trabalho dos professores de sociologia da Universidade Estadual de Campinas. 2019. 335 f. Tese (Doutorado em Educação) --- Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019.
QUEIROZ, Maria Isaura Pereira de. Variações sobre a técnica de gravador no registro da informação viva. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.
RAMALHO, Betania Leite; MADEIRA, Vicente de Paulo Carvalho. A pós-graduação em educação no Norte e Nordeste: desafios, avanços e perspectivas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 30, p. 70-81, set./dez. 2005.
SGUISSARDI, Valdemar. Mercantilização e intensificação do trabalho docente: traços marcantes da expansão universitária brasileira hoje. In: LOPEZ SEGRERA, Francisco; RIVAROLA, Domingo M. (org.). La universidad ante los desafíos del siglo XXI. Asunción: Ediciones y Arte, 2010a. p. 295-315.
SGUISSARDI, Valdemar. Produtivismo acadêmico. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana Cancella; VIEIRA, Lívia Fraga. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/FaE, 2010b. CD-ROM.
SGUISSARDI, Valdemar. A avaliação defensiva no “modelo CAPES de avaliação”: é possível conciliar avaliação educativa com processos de regulação e controle do Estado? Perspectiva, Florianópolis, v. 24, n. 1, p. 49-88, jan./jun. 2006.
SGUISSARDI, Valdemar; SILVA JÚNIOR, João dos Reis. Trabalho intensificado nas federais: pós-graduação e produtivismo acadêmico. São Paulo: Xamã, 2009.
SILVA, Antonio Ozaí da. A corrida pelo Lattes. In: RAMPINELLI, Waldir José; ALVIM, Valdir; RODRIGUES, Gilmar. (org.). Universidade: a democracia ameaçada. São Paulo: Xamã, 2005, p. 87-96.
SOUZA, Aparecida Neri de. Trabalhar na universidade pública no Brasil, lugar de trabalho, qual trabalho? Revista da ABET, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 78-93, jan./jun. 2018.
SOUZA, Paulo Renato. A revolução gerenciada: educação no Brasil, 1995-2002. São Paulo: Prentice Hall, 2005.
SPAGNOLO, Fernando. Aumentaram os cursos “A” e “B”: consolidação da pós-graduação ou afrouxamento da avaliação? O futuro da avaliação da CAPES. INFOCAPES - Boletim Informativo da CAPES, Brasília, v. 3, n. 1-2, p. 6-18, jan./jun. 1995.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Sistema de Informação de Pesquisa, Ensino e Extensão - SIPEX. Campinas, SP: CCUEC/UNICAMP, 2018. Disponível em: <https://www.unicamp.br/sipex/>. Acesso em: 17 fev. 2018.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Anuários estatísticos. Campinas, SP: AEPLAN/Unicamp, 2017. Disponível em: <http://www.aeplan.unicamp.br/anuario/anuario.php>. Acesso em: 19 out. 2017.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Deliberação CONSU-A-006/2006, de 02 de agosto de 2006. Dispõe sobre o Programa de Professor Colaborador e de Pesquisador Colaborador. 2006. Disponível em: <https://www.pg.unicamp.br/mostra_norma.php?id_norma=2836>. Acesso em: 11 mar. 2018.
VELHO, Léa; LEÓN, Elena. A construção social da produção científica por mulheres. Cadernos Pagu, Campinas, n. 10, p. 309-344, 1998.
VIANA, Diego. Uma ponte entre as ciências. Pesquisa FAPESP, São Paulo, Especial Unicamp 50 anos, p. 82-84.
VOGT, Carlos. Antonio Candido na Unicamp. Literatura e Sociedade, São Paulo, v. 14, n. 11, p. 264-273, jun. 2009.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).