Youth cultures and school groupings: between adhesion and conflict
Keywords:
Youth, Youth Cultures, High Schools, LifestylesAbstract
This article aims to discuss the link between the high schools and the category of Youth, emphasizing the aspect of sociability of young people inside that institution. Through systematic observation of high schools through teaching experience in Degree in Social Science, the author analyses the consequences of the experience of youth cultures, lifestyles and groupings within high schools; throwing light on problems inherent to the schools environment, include these not always perceives by society, and opening perspectives for research to be explored by Sociology in that field.
References
ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no cenário urbano. São Paulo: Scritta, 1994.
BOURDIEU, Pierre. A juventude é apenas uma palavra. In: Questões de sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero, 1983.
BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 13ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. Coleção Ciências Sociais da Educação.
BOURDIEU, Pierre; CHAMPAGNE, Patrick. Os excluídos do interior. In: ______. Escritos de educação. 13ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012. Coleção Ciências Sociais da Educação, p. 217-227.
BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 5ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
CANDIDO, Antonio. Tendências no desenvolvimento da sociologia da educação. In: PEREIRA, Luiz; FORACCHI, Marialice (orgs.). Educação e sociedade: leituras de sociologia da educação. 13ª edição. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1987, p. 07-18. Coleção Biblioteca Universitária, série 2ª, Ciências Sociais, v. 16.
CANEVACCI, Massimo. Culturas eXtremas: mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Rio de Janeiro: DP&A, 2005.
CARRANO, Paulo César R. Juventudes: as identidades são múltiplas. Revista Movimento, n. 1, mai. 2000.
CARRANO, Paulo César R. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. Diversianº 1, CIDPA Valparaíso, Abril 2009, p. 159-184.
DAYRELL, Juarez. O rap e o funk na socialização da juventude. Revista Educação e Pesquisa. São Paulo, v. 38, n 1, p. 117-136, jan/jun. 2002.
DAYRELL, Juarez. A Escola faz as juventudes: reflexões em torno da socialização juvenil. Revista Educação e sociedade, Campinas, vol. 28, n. 100 - Especial, p. 1105-1128, out. 2007 Disponível em <http://www.cedes.unicamp.br>.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. 19ª edição. Petrópolis-RJ: Vozes, 1999.
FREITAS, Isaurora C.M. de; LIMA FILHO, Irapuan P. Culturas juvenis e Escola: reflexões para pensar o Ensino Médio de Sociologia na Educação Básica. In: GONÇALVES, Danyelle N. (org.). Sociologia e juventude no Ensino Médio: formação, PIBID e outras experiências. Campinas: Pontes, 2013.
GIDDENS, Anthony. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.
GOFFMAN, Erwing. Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. 4 ed. Rio de Janeiro: Guanabara, 1988.
HOBSBAWM, Eric J. A era dos extremos: o breve século XX. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
LIMA FILHO, Irapuan P. Em tudo o que faço, eu procuro ser muito rock and roll: rock, estilo de vida e rebeldia. Fortaleza: UFC, 2013.
MARGULIS, Mario; URRESTI, Marcelo. La juventud es más que una palabra In: MARGULIS, Mario (org.). La juventud es más que una palabra. Buenos Aires: Biblos, 1996.
MARTINS, Carlos B.; WEBER, Silke. Sociologia da educação: democratização e cidadania. In: MARTINS, Carlos B.; MARTINS, Heloísa Helena T. de S. (coords.). Horizontes das ciências sociais no Brasil: sociologia. São Paulo: ANPOCS, 2010.
MORAES, Amaury C. Licenciatura em ciências sociais e ensino de sociologia: entre o balanço e o relato. Revista Tempo social. São Paulo. Abr. 2003, pp. 05-20.
MORIN, Edgar. Cultura de massas no Século XX. Rio de Janeiro: Forense, 1999. V. 1 e 2.
PAIS, José Machado. Culturas juvenis. 2 edição. Lisboa: Imprensa Nacional – Casa da Moeda, 2003.
______. Máscaras, jovens e “escolas do diabo”. Revista Brasileira de Educação, v. 13 n. 37 jan./abr. 2008. pp. 07-21.
SARLO, Beatriz. Cenas da vida pós-moderna: intelectuais, arte e vídeo-cultura na Argentina. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997.
SILVA, Bruna M.; LIMA FILHO, Irapuan P. Sociologia e música: estratégias teórico-didáticas no Ensino Médio. In: ALMEIDA, Rosemary de O.; CARLEIAL, Adelita N. (orgs). Sociologia na Escola Média: metodologias de ensino em foco. Teresina: EDUFPI, 2013.
SIMMEL, Georg. La autoconservación de los grupos sociales. In: Sociología II. Madrid: Biblioteca de La Revista de Occidente, 1977.
VIANNA, Hermano (org.). Galeras cariocas: territórios de conflitos e encontros culturais. Rio de Janeiro: UFRJ, 1997
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).